São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dinheiro saía na meia do "patrão", diz motorista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Fernando Freitas, que por um ano e meio foi motorista da Planam, disse em depoimento à Polícia Federal que os empresários Darci Vedoin, Luiz Antonio Trevisan e Ronildo Medeiros passavam "a maior parte do expediente na Câmara e no Senado". O trio, radicado em Cuiabá, era conduzido em Brasília por Freitas, ouvido pela PF em 9 de maio.
A Planam supostamente centraliza o esquema de desvio de dinheiro público de projetos na área de saúde. A investigação aponta que a empresa criava concorrentes fantasmas para fraudar licitações e pagava propina a servidores e parlamentares para garantir o acesso aos recursos.
Segundo o motorista, os empresários -entre os quais Darci Vedoin- evitavam se aprofundar em conversas no carro, mas faziam referência aos gabinetes dos deputados José Divino (PRB-RJ) e Paulo Baltazar (PSB-RJ).
Além dos "patrões", Freitas levava ao Congresso, no Toyota Corolla da Planam, "grandes quantidades de dinheiro", acondicionado em "maletas tipo executivo", no porta-malas do veículo.
Segundo o depoimento, ao retornar ao carro, eles distribuíam o dinheiro pelos bolsos e meias para levar, possivelmente a parlamentares integrantes do esquema. Freitas afirma que não assistiu ao pagamento e não cita quantias, mas afirma que eram "grandes", pois enchiam as maletas.
O dinheiro era sacado em agência do banco Itaú, no setor comercial sul em Brasília, por funcionários da Planam, entre os quais o próprio motorista.

Ex-gerente
Segundo reportagem do "Jornal Nacional" de ontem, Marcelo Antonio de França, ex-gerente de um hotel em Brasília, teria testemunhado o empresário Darci José Vedoin, da Planam, conversar diversas vezes com deputados no restaurante do hotel sobre pagamentos aos parlamentares. O gerente, no entanto, não deu nomes nem disse ter visto dinheiro ser entregue aos congressistas.


Texto Anterior: Planalto pretende ressuscitar medida para coibir desvios
Próximo Texto: Ex-deputado admite negócio com suspeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.