São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA

Peemedebista, que já estava tomando soro desde anteontem, anunciou fim da greve de fome

Garotinho ganha direitos de resposta e encerra protesto

TALITA FIGUEIREDO
DA SUCURSAL DO RIO

O pré-candidato do PMDB à Presidência da República Anthony Garotinho aproveitou dois direitos de resposta que ganhou, na revista "Veja" e no jornal "O Globo", para admitir publicamente que encerrou a greve de fome iniciada 11 dias atrás.
Garotinho anunciou o fim do jejum no quarto do hospital Quinta D'or (São Cristóvão, zona norte), com soro aplicado na veia. Na prática, a greve havia acabado anteontem, momentos depois de ele chegar ao hospital, quando tomou água de coco e foi reidratado com soro glicosado. Segundo seu médico, Abdu Neme, ele não poderá voltar a comer imediatamente. Primeiro, serão introduzidos alimentos líquidos, como sucos, depois pastosos. Durante o jejum, ele perdeu 6,2 kg. Ontem, já havia ganho 300 g, pesando agora 84 kg.

Resposta
O direito de resposta obtido na Justiça mostrará a versão de Garotinho em relação apenas ao uso na pré-campanha de um avião que pertenceu ao traficante João Arcanjo Ribeiro. No caso de "Veja", de acordo com a liminar do juiz Carlos Eduardo Moreira da Silva, da 31ª Vara Cível, Garotinho terá direito, na próxima edição, à publicação de sua versão na capa e em oito páginas internas.
No texto da liminar, o juiz Moreira da Silva sustenta que a revista "não teve o mínimo de cuidado para resguardar os direitos constitucionais do autor [Garotinho], não traduzindo toda a verdade dos fatos". Além da publicação do direito de resposta, o juiz estipulou em R$ 50 mil o valor da multa diária a ser paga pela Abril caso não cumpra a ordem de publicar a versão de Garotinho. Procurada pela Folha, a editora disse que só se manifestará na esfera judicial.
Também em medida liminar, a juíza Fernanda Sepúlveda Telles, da 18ª Vara Cível, determinou à empresa Infoglobo Comunicações S/A (que edita o jornal "O Globo") que publique reportagem com a versão de Garotinho "com idêntico destaque e espaço da notícia" sobre o suposto uso do avião veiculada no dia 30. A multa por eventual descumprimento é de R$ 35 mil por dia.
Sérgio Bermudes, advogado da Infoglobo, disse que recorrerá hoje contra a liminar. Segundo ele, como a empresa somente foi notificada pela Justiça após as 18h de ontem, somente na edição de amanhã o direito de resposta teria de ser publicado.


Texto Anterior: Ex-deputado admite negócio com suspeito
Próximo Texto: Eleições 2006/presidência: Acordo deve sepultar candidatura do PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.