São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2008

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Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

A Petrobras sobe

Nas manchetes on-line daqui, "Lucro da Petrobras sobe 44%" no semestre. Também por lá, via Reuters e demais, "Petrobras jumps 29pc" no trimestre.
A Bloomberg, que abriu o dia com longa reportagem destacando as apostas no mercado, de que a estatal brasileira poderia ter lucro 16% maior no trimestre, noticiou depois que o resultado de 29% se deveu à "maior produção de petróleo" e aos preços.

 

Ao fundo, na blogosfera engajada, questionamentos à informação de que Tupi e outros campos da camada pré-sal devem ser divididos pela Petrobras com uma nova companhia estatal, acompanhando um modelo proposto pelo ministro das Minas e Energia.

CHINA E A FROTA
O chinês "Diário do Povo", órgão do PC, deu que o "Brasil vai fortalecer sua força marítima para garantir soberania". Ecoava declaração de Mangabeira Unger, de que "a presença dos EUA em águas internacionais do Cone Sul reitera a importância de se cuidar melhor da defesa".

COMO ANTES
O site da "Veja" deu manchete para o chileno Arturo Valenzuela, ligado a Bill Clinton e apresentado como "consultor de Barack Obama". Sobre o líder mais influente na América Latina, diz que "provavelmente diria que é Lula, mas as lideranças da região não são tão fortes como as de antes". A saber, FHC.

BRASIL VS. EUA
O prestigioso "Observer" deu a longa reportagem "EUA se recusam a relaxar controle sobre o Banco Mundial" a um mês da reunião anual. Dez emergentes, "liderados pelo Brasil" e incluindo a China, "se uniram para cobrar uma mudança radical".

SEM REAÇÃO
O site da "Economist" segue com o conflito na Geórgia e ontem destacou que a "Rússia tem o controle" (has the upper hand). Diz que "o Ocidente vai ter dificuldade para achar resposta" à ação russa, que "estendeu o conflito para uma guerra dentro da Geórgia". E que a Rússia envia "sinal alto e claro a outros países em sua periferia".

"CYBER WARS"
wired.com
Na barafunda de notícias do conflito, ecoa a "guerra cibernética" que derrubou sites do governo georgiano. No fim do dia, a AP noticiou que o site do presidente havia se transferido do "país da Geórgia" para o Estado da Geórgia.
Entre outros, os sites de "New York Times", "Telegraph", "Wired", "PC Magazine" e ZD Net destacaram as páginas georgianas "sob ataque", o presidente "sitiado também on-line" etc. Mas nenhum conseguiu cravar, só indicar, que seriam "hackers russos".

GOOGLE É MÍDIA?
nytimes.com
Com a ilustração à dir., que transforma o Google em logotipo de imprensa, o "NYT" se pergunta: "Google é uma companhia de mídia?".
Cita caso do Knol, a recém-lançada versão do gigante para a Wikipedia: uma receita do Knol surge nas buscas do Google acima de igual receita no site de Martha Stewart. Com este e outros "assaltos em conteúdo", diz o jornal, "cresce a dúvida sobre sua afirmação de não ser empresa de mídia". O Knol concorre com o About.com, do "NYT".

CAMPANHA SEM FIM
Agências do Google à Bloomberg seguem destacando que o "Rio tem tudo para os Jogos de 2016", segundo Lula ontem, já em Brasília, no "Café com o Presidente".

ENTRE ESTUDANTES
Se Galvão Bueno deu a seleção por "favorita" após vencer a Nova Zelândia nos Jogos, a Reuters deu em título "Ronaldinho emocionado por gols contra estudantes".


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@ - Nelson de Sá



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