São Paulo, quinta-feira, 12 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

"11 de outubro!"

William Bonner abriu o "Jornal Nacional" dizendo, apenas, "Nova York, 11 de outubro!". Já havia sido uma tarde com os televisores ligados nos canais de notícias, da CNN à BBC World, com transmissão muito semelhante à do 11 de Setembro. Sites reproduziam telas da Fox News e outras. No portal G1, a reação nos blogs, "como nos atentados de 11 de setembro".
Mas logo veio o FBI e -antes do "JN"- desmentiu a especulação de terrorismo. O site do "Washington Post" trocou de manchete ainda à tarde. O do "New York Times" manteve, mas com o enunciado "Yankee morre em desastre". O avião seria do arremessador dos Yankees, célebre time de beisebol da cidade.

O DEBATE, AFINAL
E a Globo reconheceu a existência do debate da Band, com quatro dias de atraso.
Foi ao dar o Datafolha no "Bom Dia Brasil", dizendo ser "a primeira pesquisa após o debate da TV Bandeirantes". À noite, no "Jornal Nacional", uma das manchetes foi para o levantamento, com o mesmo curto registro sobre o debate da concorrente, nada além.

LULA LÁ
Nos sites pelo mundo, com despachos de agências, títulos como "Presidente se mantém na liderança para o segundo turno", da Associated Press, "Lula, do Brasil, aumenta sua liderança em pesquisa", da Dow Jones, e "Lula amplia a liderança sobre Alckmin em pesquisa brasileira", da Bloomberg. E, em todas, "a primeira depois do debate".

TEMPO DE INTERNET
Sob o título "Uso de internet sobrepuja os jornais", o "Financial Times" noticiou na primeira página a pesquisa do Jupiter Research, tido hoje como um dos principais em levantamentos sobre a internet, anunciando que "pela primeira vez os europeus gastam mais horas on-line do que lendo jornais" -em média, quatro horas contra três.
A pesquisa ecoou na BBC, no "El País" e outros. É uma "mudança no equilíbrio de poder", segundo o instituto -que já havia registrado o mesmo nos Estados Unidos.

Reprodução
No dizer da BBC News, "surfar na internet vence virar a página"

BOA NOTÍCIA
Por outro lado, sob o título "Internet pode ser uma boa notícia para a velha mídia", o mesmo "FT" publicou um texto dizendo que "a conclusão mais surpreendente -e otimista- da pesquisa do Jupiter Research é que gastar mais tempo on-line não está canibalizando o tempo que os leitores dedicam à imprensa". Este não mudou.
- Aliás, os consumidores [europeus] se mostram mais propensos a reduzir o tempo de audiência de televisão conforme eles aumentam a utilização da internet.
E tem mais "boa notícia". Com suas edições digitais, os jornais tiveram até um relativo benefício -ao alcançar "um público maior", fora do "mercado doméstico".

POBRES DO MUNDO
O "Washington Post" deu ontem longa reportagem sob o título "No Brasil, testes de campo para tratar dos pobres do mundo". Em Minas Gerais, uma equipe vem "testando uma vacina contra a tênia".
E não só tênia, "testes em todo o país estão focando doenças como leishmaniose e esquistossomose". Segundo um pesquisador americano envolvido, "a idéia é formar parcerias com os fabricantes de vacinas do setor público do que chamamos "inovadores países em desenvolvimento".
Lá pelo meio do longo texto, o registro de que o projeto foi "viabilizado pela Fundação Bill e Melinda Gates".

OLEODUTO INSANO
Na nova "New Scientist", revista de pesquisa científica, o enunciado "O oleoduto da Venezuela é a auto-estrada para o inferno ecológico?". A notícia é que "ambientalistas estão furiosos com os planos do presidente Hugo Chávez de fazer um oleoduto gigante que uniria o continente".
Seria o maior do mundo, com dez mil quilômetros, e já deram apoio ao projeto, no ano passado, os presidentes dos países envolvidos, Lula entre eles. Os ambientalistas não querem nem ouvir falar -declaram que "a simples proposta já é um desastre". Cláudio Maretti, do WWF:
- É absolutamente insano.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Tucano vê "esfriamento" da disputa; pefelista, "terrorismo"
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Alckmin não apóia controle de câmbio, afirmam tucanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.