São Paulo, quinta-feira, 12 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula de Lula e Bush não tem forma definida

DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

Embora tenham anunciado a realização de uma cúpula presidencial no próximo ano, os governos brasileiro e americano ainda não decidiram seu formato, dimensão e profundidade.
Não se sabe se será uma reunião de presidentes ou um mecanismo de encontros regulares, como os que existem entre EUA, México e Canadá. Não se sabe também se haverá reuniões entre ministros dos governos ou apenas uma segunda conversa entre Lula e Bush.
Essas indefinições levaram diplomatas a sugerir que o anúncio fosse postergado. Mas a publicidade dada ao encontro dos presidentes precipitou o anúncio da cúpula, ainda que de forma vazia.
A idéia de cúpula já tem dois anos. A Folha apurou que, no governo FHC, o Brasil foi sondado mas resistiu à realização de uma cúpula com os EUA porque temia comparações entre a cúpula brasileira -diminuída- com as realizada entre EUA e México. O projeto voltou a ganhar força com Lula e com a viagem de Bush programada há uma ano ao Cone Sul.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Convidados de última hora lotam jantar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.