São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SENADO

Roseana se filia ao PMDB e fortalece reeleição de Renan

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A reeleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado ganhou novo impulso com a confirmação da filiação da senadora Roseana Sarney (MA), ex-PFL, ao PMDB. Agora com 19 senadores, os peemedebistas detêm a maior bancada da Casa, o que reforça o apelo para a recondução de Renan ao posto contra a tentativa de José Agripino (RN), pefelista apoiado pelo PSDB.
Após as eleições de outubro, os pefelistas contavam com 18 senadores; o PMDB, com 17. A filiação de Roseana foi formalizada ontem em São Luís de forma discreta.
Até então, Roseana integrava a bancada do PFL, partido pelo qual disputou e perdeu o governo do Maranhão. A contragosto da cúpula pefelista, ela apoiou a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração de apoio a Lula fez com que o presidente do PFL, Jorge Bornhausen, abrisse um processo para expulsar Roseana do partido.
Após a eleição, o PFL reivindicou o direito de presidir a Casa por ter saído das urnas com a maior bancada. Pelo regimento do Senado, quem tem a maior bancada tem o direito de ficar com a presidência. Mesmo assim, qualquer senador pode disputar o cargo.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Investigação: PF quer ter acesso à agenda de ex-ministro
Próximo Texto: Partidos: PMN desiste de se fundir com PHS e com PPS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.