São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Um ponto...

O "pacote anticrise" lançado pelo Ministério da Fazenda no rastro da manutenção dos juros pelo Banco Central foi manchete de sites e portais a telejornais. No "Jornal Nacional", "O governo anuncia medidas de combate aos efeitos da crise", enumerando uma a uma. Na Reuters Brasil, "Lula expõe a empresários medidas de estímulo à economia", com um "corte de quase R$ 9 bilhões em impostos".
Um dos empresários sublinhou que, para além do alívio no Imposto de Renda, do corte pela metade do Imposto sobre Operações Financeiras, da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para carro popular, "levantou-se a redução de juros" como "um ponto que poderia ser aprimorado".

DOS BANCOS FEDERAIS
Nos relatos de Terra e outros, o ministro-presidente do BC respondeu aos empresários que "ninguém está satisfeito com a situação dos juros" e eles podem cair, se "houver condições".
Ignorado pelo BC, Lula reagiu e, segundo a ministra Dilma Rousseff, em manchetes aqui e ali, "determinou que Banco do Brasil e Caixa baixem os juros".

À PETROBRAS
Já o presidente da Petrobras falou ao "Financial Times" e evitou adiantar o plano estratégico tão adiado, mas afirmou que "a estatal vai mostrar sua habilidade para investir em tempos turbulentos". No título, a Petrobras "animada com os novos campos", que José Sérgio Gabrielli descreve como de produção relativamente "barata", por ser petróleo leve.

O QUE FAZER?
economist.com
A nova "Economist" destaca que China e Índia estão "subitamente vulneráveis", mais a segunda. De Brasil e América Latina, diz que os "ganhos sociais recentes" podem ser salvos pelos governantes, "mas eles vão precisar de ajuda externa". Aos emergentes em geral, propõe agora "políticas anticíclicas", a começar do corte nos juros

CHINESES NOS PORTÕES
Vulnerável ou não, a China avança por aqui. No topo das buscas de Brasil no Yahoo News, a reportagem da "Forbes" sobre a eventual compra da brasileira Positivo pela chinesa Lenovo, com alerta de que o apoio do governo à empresa pode cair, com a venda.
A gigante de computadores sediada em Pequim evitou ao longo do dia confirmar o interesse à AP e outras, mas acabou soltando comunicado para dizer que, sim, está em "discussões preliminares" para aquisição em um mercado no qual ainda não está presente.

PELA AMÉRICA
O "New York Times" ressaltou desde o enunciado o relatório brasileiro, que "põe parte da responsabilidade nos pilotos americanos pela colisão" de dois anos atrás. E registrou no texto a "nota de dissenso" da comissão americana de segurança no transporte.
Já o "Newsday" de Long Island, onde moram os pilotos, sublinhou como "relatórios conflitantes", atentando antes ao americano. Aviation Week e outros sites do setor nos EUA seguiram a comissão americana, na visão de que eles "não violaram quaisquer normas".

UM DIA HISTÓRICO
youtube.com
Na Al Jazeera, direto de Brasília

A decisão da maioria do Supremo sobre a reserva Raposa Serra do Sol correu mundo. A Al Jazeera em inglês entrou com seu correspondente na praça dos Três Poderes, em meio aos índios, saudando "um dia histórico" apesar do pedido de vista e considerando o "caso fechado". Já a BBC do correspondente Gary Duffy falou em "meia celebração" pelos índios e afirmou que, com o adiamento, "o conflito deve continuar".
Instituições como Survival International, voltada aos índios, e a Agência Católica para o Desenvolvimento Internacional celebraram a "notícia fantástica".

POLÍCIA FEDERAL GLOBAL
bbc.co.uk
Na BBC, o anúncio da operação

Da australiana ABC aos canais e jornais ocidentais, ecoou ontem a prisão de duas dezenas de australianos por ligação com uma rede mundial de abuso de crianças. Cerca de 200 já foram presos ao redor do mundo, a partir de uma informação da Polícia Federal do Brasil, relatou o chefe da operação da Australian Federal Police. Ele se disse horrorizado pelas imagens.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Senado: A dois meses de deixar cargo, Garibaldi chora durante missa
Próximo Texto: Plano de Defesa prevê incentivos tributários
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.