São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto defende grandes partidos

DA REPORTAGEM LOCAL

Integrante de um partido considerado "nanico" pela própria Justiça Eleitoral, Ciro Gomes sugere em seu programa de governo a criação de uma "cláusula de barreira" que estimule a criação de grandes legendas. Ressalta, entretanto, que seja garantido um período "substancial" de transição às pequenas siglas para que elas possam se fundir a outras ou para que "reflitam sobre seus ideais".
Financiamento público de campanhas eleitorais também faz parte do projeto do pré-candidato, que, apesar de ter abandonado o PSDB em 1997, promete implementar mecanismos que reforcem a fidelidade partidária.
No texto, Ciro defende apenas que seja permitida a mudança de legenda caso o eleito pretenda fundar um novo partido.
Propõe ainda que tanto o presidente quanto o Congresso possam unilateralmente convocar eleições antecipadas para os dois poderes diante de impasses programáticos ou da desintegração da base partidária.



Texto Anterior: Programa de Ciro prega Estado mais ativo
Próximo Texto: Serra usa ministério como escada eleitoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.