|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
PESQUISA
Eleitores dizem ao Datafolha as razões que os levam a escolher um dos postulantes à Presidência da República em 2002
Imagem e sexo de candidato definem voto
PLÍNIO FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL
O eleitor tem razões que às vezes o marketing esmorece. Mas
são as suas razões. O que escolhe
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogia sua imagem pessoal (28%)
-vinculando-a à honestidade e
ao passado pobre- e o vêem
preocupado com o social (22%).
O fato de Roseana Sarney (PFL)
ser mulher (34%) e seu desempenho administrativo (27%) são os
principais motivos de voto na governadora do Maranhão.
Pesquisa Datafolha com 2.198
entrevistados, realizada em 3 e 4
de janeiro, perguntou as razões
das escolhas dos eleitores na sucessão presidencial de 2002. As
respostas, espontâneas, foram
agrupadas por correlação.
O eleitor de Lula vê potencial no
petista para criar emprego (19%)
e acredita que ele, depois de três
eleições presidenciais como candidato derrotado, é merecedor de
um voto de confiança.
O apoio a Lula por simpatia
ideológica ou política aparece só
como a quinta das razões de voto
(15%), mas é um percentual muito superior aos que alegam o mesmo para optar por José Serra (3%)
e Itamar Franco (2%). Os demais
candidatos nem foram citados
nesse tópico.
Bem vista como mulher e administradora, Roseana Sarney também tem destacada sua imagem
pessoal (26%) -vinculada à honestidade, à competência e ao carisma- e sua atribuída preocupação com o social (12%) e com a
criação de empregos (10%).
A propaganda eleitoral de Roseana até agora tem se concentrado em duas frentes. A primeira é o
mote feminino -tema do principal jingle da governadora, que
tem como refrão: "E não cheguei
aqui de graça/tenho raça/Me chamo Ana, Susana ou Roseana/Sou
a mulher".
A segunda frente é a administração no Maranhão, vendida pelos pefelistas como moderna e
voltada para o social.
Dos entrevistados, 4% citaram
como motivo para votar na pefelista o fato de ela ser filha do ex-presidente José Sarney (administração 1985-1990). Quando questionados sobre o que sabem a respeito da governadora, 21% associaram-na ao pai, hoje senador.
Garotinho
O governador do Rio, Anthony
Garotinho (PSB), tem como principal alavanca de votos a sua administração no Estado (33%) e a
sua imagem -na qual se ressalta
a honestidade e a jovialidade que
lhe são atribuídas.
A preocupação com o social e a
área de segurança (ambas citadas
por 17% dos seus eleitores) chega
a superar a importância de sua religiosidade (14%).
Nesse universo, 11% apontam
como importante para o voto em
Garotinho a religião evangélica.
O governador do Rio é o único
candidato com citação significativa nesse segmento. Quando questionados sobre o que sabem de
Garotinho, 20% referiram-se à
sua opção religiosa.
Tanto a questão administrativa
quanto a religiosa fazem parte do
marketing eleitoral de Garotinho.
Nas inserções publicitárias que o
PSB levou à televisão, o governador faz referências à sua administração e o que aponta como redução da violência no Rio.
Garotinho não menciona diretamente a religião na televisão,
mas conciliou sua agenda de visita aos Estados com pregações
evangélicas que realiza.
Ciro e Serra
A principal atribuição para o
voto em Ciro Gomes também é
sua imagem (53%) -associada à
honestidade e à competência- e
ao desempenho administrativo
(22%) do ex-prefeito de Fortaleza,
ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda. É o candidato
que mais aparece identificado
com propostas ou planos de governo (11%).
A gestão no Ministério da Saúde
é o principal atributo (35%) da
candidatura de José Serra (PSDB),
segundo os eleitores ouvidos pelo
Datafolha. É seguida da sua imagem pessoal (30%) -ligada à honestidade, competência e seriedade. Nesse quesito, 5% dizem simpatizar com o ministro, cuja suposta antipatia é vista como problema até por tucanos que resistem à sua candidatura.
Serra é valorizado por seu desempenho administrativo (19%) e
por dar continuidade ao governo
do presidente Fernando Henrique Cardoso (9%). Um dos slogans adotados pelos serristas é
"continuidade sem continuísmo", tentando assumir as qualidades do atual governo e escapar
de suas mazelas.
Itamar
O governador Itamar Franco
também tem como patrimônio
sua imagem (32%), mais uma vez
associada à honestidade e à simpatia, e seu desempenho administrativo (30%).
Presidente durante a gestação
do Plano Real, 12% dos eleitores
apontam a performance de Itamar na área econômica como razão para seu voto. A paternidade
do Real está na raiz de seu afastamento de FHC, ministro da Fazenda que comandou a elaboração e a implantação do plano.
Mas para que serve uma pesquisa como esta? Ela detecta tendências do comportamento do eleitorado. Como cada um recebe as
mensagens políticas, eleitorais e
mesmo de marketing passadas
pelos pré-candidatos.
Texto Anterior: Grafite Próximo Texto: No Planalto: Usina de açúcar paga R$ 800 mil por atestados de filantropia Índice
|