São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funai contesta proposta da OAB para plebiscito

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

A consultora jurídica da Funai em Boa Vista (RR), advogada Ana Paula Souto Maior, disse que não é possível decidir em plebiscito se a reserva indígena Raposa/ Serra do Sol deve ser contínua ou não, como propôs a seção local da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
De acordo com a consultora, as terras da reserva -conforme cláusulas constitucionais- são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis. Por isso os índios não têm poder para decidir o destino das terras. A OAB sugeriu que fosse realizado um plebiscito entre os índios da região para decidir se a reserva deverá ser feita em área contínua ou não.
A advogada da Funai comentou ainda a decisão do juiz federal Helder Girão Barreto de realizar uma perícia técnica na reserva.
A ação contesta a demarcação dizendo que prejudicará o desenvolvimento econômico de Roraima.
"Não cabe dizer se a terra indígena vai prejudicar o desenvolvimento do Estado, mas sim se ela foi expedida de acordo com os requisitos necessários", afirmou.


Texto Anterior: Flamarion usa morte como pressão
Próximo Texto: No ar: É o que o Brasil espera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.