São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Garibaldi diz pela 1ª vez que pode desistir de candidatura

Ricardo Marques/Folha Imagem
Garibaldi Alves (PMDB-RN), presidente do Senado, admitiu que pode desistir de tentar se reeleger no posto se a bancada pedir

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Diante das articulações de José Sarney (AP) para ser o candidato do PMDB à presidência do Senado, Garibaldi Alves Filho (RN) admitiu ontem, pela primeira vez, que poderá deixar de disputar a reeleição para o posto. A decisão está nas mãos da bancada do partido. "Sem o apoio do partido, não posso concorrer. Só desisto se a bancada pedir", disse.
Garibaldi foi lançado em dezembro, no momento em que Sarney resistia em disputar contra o candidato lançado pelo PT, Tião Viana (AC). De lá para cá, o ex-presidente da República passou a se movimentar para se tornar consenso e ganhar o posto. A colegas ele tem dito que a bancada reivindica o comando do Senado -por isso, teria de ser candidato.
O principal defensor da candidatura de Sarney é Renan Calheiros (PMDB-AL), que deverá ser o novo líder da bancada. Senadores mais próximos a ele já começaram a dar declarações públicas de que Sarney "une o partido" e que a candidatura de Garibaldi "é frágil" por conta dos questionamentos jurídicos. Como é o atual presidente, ele não poderia concorrer. Garibaldi, porém, diz ter pareceres favoráveis a ele.
Senadores aumentaram as críticas à candidatura de Garibaldi. "Garibaldi tem uma situação delicada. Esperamos que ele reflita para que possamos ter outro candidato", disse Neuto de Conto (PMDB-SC). "Sarney tem unanimidade na bancada."


Texto Anterior: Superlotação de hotéis leva a aluguel em casas
Próximo Texto: Foco: Dilma retoma agenda e estreia novo visual após procedimento estético
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.