São Paulo, segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaticano inclui Dorothy em lista de mártires da fé

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ANAPU

O nome da missionária americana naturalizada brasileira Dorothy Stang foi incluído, em janeiro passado, na lista de mártires da fé no ano de 2005, divulgada por uma publicação oficial do Vaticano, em Roma.
A informação foi dada à Folha pela freira norte-americana Nancy Wellmeier, 63, que representa no Vaticano a Congregação Notre Dame de Namur -a mesma de Dorothy Stang- , fundada em 1803 com a missão de dedicação plena aos pobres.
Essa lista é mantida e divulgada pela Agência Fides (Fé). Nela, constam os nomes de missionários católicos assassinados que trabalhavam com comunidades carentes em vários países.
Dorothy Stang veio para o Brasil na década de 1960. A partir da década de 1970, ingressou no movimento da Pastoral da Terra e passou a trabalhar com famílias de sem-terra na Transamazônica. A religiosa Nancy Wellmeier trabalhou com Stang nos Estados Unidos.
O secretário especial de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, anunciou ontem em Anapu que estuda-se a criação do Prêmio Dorothy Stang de Defesa dos Direitos Humanos.
Vannuchi participou na cidade das manifestações para lembrar um ano da morte da religiosa. (KB)


Texto Anterior: Ex-seguidor de missionária agora trabalha com dono de madeireira
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Sonho e realidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.