São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia
NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Bilhões de burgueses

economist.com
A nova "Economist" vem com especial sobre "As novas classes médias nos mercados emergentes", título geral dos mais de dez textos. A introdução traz a foto e descreve a cena de uma multidão diante da loja das Casas Bahias na favela de Paraisópolis. "Esta é a nova classe média dos emergentes indo às compras." O texto saúda, em destaque, que "pela primeira vez na história mais de metade do mundo é classe média, graças ao crescimento nos emergentes". No editorial "Mais dois bilhões de burgueses", a revista avalia que "a ascensão da nova classe média mudou o mundo", mas: "E se eles mergulharem de volta na pobreza?". Alerta para o efeito de um "crash" sobre "o progresso feito recentemente em direção à democracia e à estabilidade política".

EUA VS. BRICS
Análise da Bloomberg, destacada no "International Herald Tribune", chama a atenção para a recuperação nas Bolsas dos Brics, que não é "sinal bastante de resistência", mas mostra que as ações "não morreram". Por outro lado, a Reuters avisa que o acordo parlamentar que manteve as cláusulas "Buy American" no pacote de estímulo dos EUA foi elogiado por Europa e Japão, "mas China, Índia, Brasil e Rússia seguem prejudicados no plano de obras públicas".

G20 VS. EUA
O "Wall Street Journal" noticia que a Coreia do Sul quer focar o questionamento do protecionismo na agenda _que prepara junto com Reino Unido e Brasil da cúpula do G20 em abril, em Londres. O encontro vai reunir ricos e emergentes e o alvo seria o "Buy American". No "Valor", o correspondente Assis Moreira descreve "a aposta do Brasil no G20" como catalisador da resposta global e coordenada contra a crise e por uma reforma do sistema financeiro.

AMBIÇÃO DA PETROBRAS
Mais da nova "Economist", que saudou os "objetivos ambiciosos" da Petrobras em seu plano de investimento, anunciado semanas atrás. O texto abre dizendo que, em meio à crise, "a coragem da Petrobras deve soar como um alívio para os brasileiros". Em 12 anos, "se tudo acontecer dentro do planejado", a estatal "e suas parceiras estrangeiras" devem estar bombeando mais de metade da produção atual da Arábia Saudita.

"PAC PAULISTA"
Foi manchete de portais e sites, no fim do dia. Era o "PAC paulista", na descrição da Folha Online, ou o "PAC de Serra", no site de "O Estado de S. Paulo". Em destaque logo abaixo da manchete, no UOL, a reportagem "Serra nega viés político de pacote e joga responsabilidade para Lula". No caso, lembrando que "o Estado não tem política monetária e não controla taxa de câmbio".

PALANQUE
Enquanto Serra apresentava seu "PAC" no evento paulista, a manchete do carioca Globo Online afirmava que o PSDB recorreria contra a "campanha antecipada de Dilma Rousseff". No enunciado, "Obra do PAC vira palanque para Dilma". O partido e o DEM seguiram FHC, que declarou anteontem que "a lei não permite" a campanha.

MARIJUANA
O ex-presidente, após algum ostracismo, voltou ontem às páginas de "Washington Post", "El País" e até do Huffington Post, com o questionamento da "guerra às drogas" dos EUA, que fez junto a outros ex-mandatários de Colômbia e México. No enunciado do correspondente espanhol, os três "pedem a descriminalização da marijuana".

ESPERANÇA OU NÃO
Na manchete on-line do "WSJ" , pela manhã, "Sinais de estabilidade", mais a explicação de que, "mesmo com queda de empregos e lucros, alguns raios de estabilização estão surgindo nos mercados globais". Já na manchete do fim do dia, "Diminuem as esperanças de recuperação dos economistas", com a explicação de que uma pesquisa do "WSJ" mostra que a maioria agora diz que, nos EUA, a "recuperação no segundo semestre é menos provável do que parecia meses atrás".

EM FUGA
Bryan Denton/nytimes.com
O "NYT" deu que a crise atingiu o paraíso do petróleo em Dubai, onde dívidas são punidas com prisão, e levou 3.000 ocidentais a deixar seus carros no aeroporto e fugir


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Amazonas: PF nega pedido da Funai para assumir caso de canibalismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.