São Paulo, sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabral dá nome da mãe de Lula a antigo Hospital Garotinho

Secretaria diz que lei proíbe bem público com nome de pessoas vivas; ex-governador protesta em blog

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A fim de agradar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo do Estado do Rio de Janeiro mudou o nome do Hospital Anthony Garotinho, em Paraíba do Sul (150 km do Rio), para Hospital do Povo Dona Lindu, em homenagem à mãe, já morta, do presidente.
Garotinho governou o Estado do Rio de 1999 a 2002 e é, na eleição deste ano, um dos candidatos de oposição ao governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), que, com o apoio de Lula, disputará a reeleição.
Para concluir a obra, iniciada ainda na gestão Garotinho e com inauguração prevista para maio, a Prefeitura de Paraíba do Sul recebeu dinheiro dos governos federal e estadual. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o novo hospital, com 106 leitos, custou R$ 24 milhões, dos quais R$ 15 milhões em equipamentos.
Garotinho (ex-PMDB, hoje no PR) não quis falar à Folha, mas revelou, em seu blog (blogdogarotinho.com.br), estar indignado com a medida.
"Investi milhões de reais para construir em Paraíba do Sul um hospital regional, com mais de cem leitos. Escolheram dar o nome de Hospital do Povo Anthony Garotinho. Foi uma decisão dos políticos da cidade. Jamais fiz questão de ter meu nome em fachada de qualquer obra pública", escreveu.
Ele acrescentou que considera mais importante "estar no coração das pessoas". "O povo quer saúde, atendimento médico, remédios no hospital, e isso é o que importa. Mas uma coisa o povo jamais esquecerá: quem fez a obra foi Garotinho."
Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, a mudança de nome foi motivada pela proibição legal de intitular um "bem público de qualquer natureza" com o nome de pessoas vivas.
A secretaria informou ainda que a unidade será especializada em traumato-ortopedia, não mais um hospital geral, como previsto. Daí o projeto de trocar a denominação de "hospital do povo" por Hospital de Traumato-Ortopedia Dona Lindu.
"A inclusão do nome da mãe do presidente é um reconhecimento aos investimentos feitos pelo governo federal no Estado do Rio de Janeiro", informou em nota enviada à Folha.
O secretário de Governo de Paraíba do Sul, Antônio Gomes, disse que o hospital, que está "praticamente pronto", seria inaugurado em 17 de março, mas que, pela agenda de Lula, a data foi alterada. A cidade é governada por Gilberto Leal (PMDB), aliado de Cabral.


Texto Anterior: Foco: Para presidente, Brasil é o país mais preparado para encontrar o "ponto G"
Próximo Texto: No interior de SP, Serra chama manifestante de "energúmeno"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.