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Lula gastou R$ 1 bi em publicidade em 2008
DA REPORTAGEM LOCAL
O governo federal, comandado pelo presidente Luiz Inácio
Lula da Silva, gastou mais de R$
1,027 bilhão com publicidade
nas administrações direta e
indireta em 2008, contra
R$ 968,8 milhões no ano anterior (valor já corrigido pela inflação medida pelo IPCA)
Ao fazer comparações com os
anos anteriores, a Secom utiliza
o IGPM (Índice Geral de Preços ao Consumidor). Dessa forma, o total de 2008 teria variação negativa de 0,1%, contra R$
1,027 bilhão do ano anterior.
O valor engloba todas as publicidades realizadas pelas empresas estatais, de "utilidade
pública", feita por ministérios e
outros órgãos da administração
direta, além de propagandas de
caráter institucional, que divulgam ações governamentais sob
responsabilidade da Secom.
A Folha revelou no dia 29 de
março que a administração Lula deu um grande salto nos patrocínios de estatais nos últimos anos. Houve um pulo de
96% entre 2003, ano da posse,
e 2006, quando o petista foi
reeleito, passando de R$ 555
milhões para R$ 1,086 bilhão.
Em 2008, foram R$ 918,4
milhões em patrocínios, valor
que, somado ao da publicidade,
chega a quase R$ 2 bilhões, número próximo aos grandes
anunciantes privados, como
Casas Bahia ou Unilever.
Publicidade
Os dados de publicidade
mostram que, no ano passado, a
maior parte do dinheiro (R$
641 milhões ou 62,4%) foi para
emissoras de televisão. Os jornais ficaram com 13,1% (R$
134,7 milhões), seguidos por rádios (R$ 88,8 milhões ou 8,7%)
e revistas (R$ 81,1 milhões ou
7,9%). A internet recebeu R$ 27
milhões ou 2,6%.
A Secretaria da Comunicação Social da Presidência da
República gastou no ano passado R$ 105,2 milhões em publicidade -a campeã de investimentos. Em seguida, veio o Ministério da Saúde, com R$ 68,6
milhões, o BNDES, com R$
30,8 milhões, e o Ministério do
Turismo, com R$ 23,2 milhões.
A Eletrobras gastou R$ 25,4
milhões; Furnas, R$ 16,9 milhões. Os ministérios da Justiça
(R$ 9,8 milhões), Educação (R$
7,1 milhões) e Desenvolvimento Social (R$ 4,5 milhões) estão
na sequência.
As empresas estatais federais
gastaram, em 2008, R$ 714 milhões com publicidade. "A Secom só pode informar os valores consolidados dos investimentos de empresas estatais
que competem no mercado, como a Petrobras, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do
Brasil e não está autorizada a
revelar os valores de publicidade de cada empresa", afirma
nota da assessoria de imprensa.
(FBM)
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