São Paulo, terça-feira, 13 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiéis têm liberdade total para doar, diz igreja

DA REPORTAGEM LOCAL

A Igreja Universal do Reino de Deus informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os fiéis têm "liberdade absoluta" e "da maneira que acharem correta" para fazer ou não doações financeiras à igreja.
"Como já explicado reiteradas vezes à Folha de S. Paulo, a Iurd é uma denominação evangélica neopentecostal que possui como doutrina a Teologia da Prosperidade. Ou seja, acredita na intervenção divina também para o bem-estar material do homem. O exercício de fé pregado por seus bispos e pastores tem como único fundamento a prática dos ensinamentos da Bíblia", informou a igreja, em nota.
"Essa orientação teológica é transmitida diariamente a milhões de fiéis, em programas de TV, rádios e, ao vivo, nos milhares de templos da Iurd nos mais de 170 países em que está presente. A veracidade dessa doutrina pode ser facilmente comprovada pela Folha de S.Paulo numa conversa rápida com um dos milhões de membros da Iurd em todo mundo", afirmou a igreja.
A respeito da menção feita pelo bispo Romualdo sobre aproximar-se de "bandidos", a Iurd afirmou que "não há e nunca existiu qualquer orientação para que fossem feitos acordos com bandidos". A igreja repeliu "interpretação equivocada de um trecho isolado do seu contexto geral".
"Há, sim, diálogos permanentes de pastores e bispos com chefes de comunidades, como é feito por qualquer líder religioso presente em uma comunidade carente (seja ele evangélico, católico, espírita)", informou a igreja.
"A gravação feita, se interpretada em sua totalidade, mostra a orientação dada aos bispos e pastores sobre os cuidados que devem ser tomados nas igrejas diante do alto índice de criminalidade que tem aumentado dia a dia nas grandes cidades, tomando como exemplo um roubo ocorrido em um dos templos da Iurd na cidade de Diadema."
"O atendimento prestado pela Iurd, que preenche uma lacuna deixada pelo Estado, conta com o respeito inequívoco de diversos representantes da sociedade civil, incluindo os líderes comunitários mencionados pelo bispo Romualdo Panceiro. Existem centenas de gravações à disposição da Folha de S.Paulo comprovando "o que o bispo quer que seja feito em todo Brasil': doações de alimentos, roupas, remédios, produtos de higiene, além de assistência jurídica em favelas, periferias e unidades do sistema penitenciário." (RV)


Texto Anterior: Em vídeo, bispo da Universal ensina a arrecadar na crise
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.