São Paulo, quinta-feira, 13 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chavista defende medida de Lula contra jornalista

DA REDAÇÃO

Ex-embaixador no Brasil e presidente da TV estatal venezuelana, Vladimir Villegas comparou os dois países ao defender a decisão do governo Lula de expulsar o correspondente do "New York Times" Larry Rohter. Ele disse porém que o presidente Hugo Chávez nunca fez algo semelhante desde o início de seu turbulento governo, há cinco anos.
"Isso que ocorreu com o Lula, nós temos também na Venezuela. Há uma série de comentários depreciativos contra Hugo Chávez, de que ele está louco, tem um projeto totalitário. Assim começa uma campanha de desinformação e desestabilização contra o país, que parte tanto da imprensa nacional quanto da estrangeira, porque isso se retroalimenta", disse Villegas, em entrevista à Folha.
Ex-deputado e jornalista de formação, ele é um dos homens de confiança de Chávez.
"A reportagem é uma forma de desqualificar o presidente de Estado, e não a política que ele possa lançar. Trata-se de um presidente que mantém uma postura de muita independência ante os Estados Unidos. Por isso, não é um comentário gratuito. Todo governo tem o direito de decidir se a presença de uma pessoa com essas características é desejável no país."

Guerra à CNN
Chávez mantém uma relação tumultuada com praticamente toda a grande imprensa venezuelana. Em abril de 2002, parte dos meios de comunicação apoiou com entusiasmo um frustrado golpe de Estado, que afastou Chávez do poder durante 48 horas.
A disputa tem levado Chávez a reforçar a VTV, desde novembro presidida por Villegas. A principal atração é o dominical "Alô, Presidente", espécie de programa de auditório apresentado por Chávez que dura cerca de cinco horas.
No início deste mês, Chávez usou o "Alô, Presidente" para criticar a atuação da TV CNN no país, que teria acordos com um canal de oposição. "Como vocês querem nos ridicularizar, declaro guerra comunicacional à CNN desde Caracas, com muita humildade." A guerra não incluiu a expulsão.
(FABIANO MAISONNAVE)


Texto Anterior: Senadores pedirão a Lula que reveja a expulsão de Rohter
Próximo Texto: Multimídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.