São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz distinguir amigos reais

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Superados 18 meses de sua gestão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que já consegue identificar quem são seus verdadeiros amigos. Não deixou claro, porém, quem seriam os falsos.
"Quero que trabalhem com a idéia de que, muitos de vocês foram amigos que construímos ao longo de 20 anos. Consigo distinguir quem era meu amigo quando perdi eleições dos meus amigos quando ganhei as eleições. Tenho bem claro. Hoje, sou presidente porque vocês me elegeram para fazer aquilo que não é um compromisso meu, é um compromisso nosso", afirmou, em discurso improvisado para agricultores.
A eles, disse precisar de tempo e dinheiro para tocar seu governo. "Você é eleito para cumprir um programa, e esse programa é feito em dois momentos. Primeiro, na medida em que se tenha tempo de executar esse programa; segundo, na medida em que se tenha os recursos para fazer o que é preciso."
Lula repetiu frases de efeito como: "Nem sempre a gente consegue fazer tudo que quer fazer na vida" e "[Quero] ter o direito de encontrar com vocês, olhar de cabeça erguida e dizer: eu não sou mais o presidente, mas continuo com meus amigos de sempre".
No discurso, assim como fizera duas semanas atrás, Lula voltou a pedir que os trabalhadores rurais continuem cobrando o governo.
"Não queremos que vocês parem de reivindicar. Achamos que reivindicar é a forma pela qual vocês podem contribuir para o governo não pensar que já fez tudo. Estamos no começo, e vocês, que são agricultores, sabem o quanto demora entre plantar e colher."
Mesmo dizendo que melhorou o atendimento, Lula pediu que os trabalhadores rurais denunciem os gerentes que os maltratarem na hora de solicitarem créditos para a agricultura familiar. (EDS)

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2004/Campanha: Marta diz ver campanha "sórdida" do PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.