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ESCÂNDALO DO "MENSALÃO"/ LULA NA MIRA
Agência do publicitário mantém três contas federais na atual
gestão; Petrobras, Ministério da Saúde e Secom são atendidas
Duda fatura R$ 120 mi com propaganda do governo desde 2003
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Com as três contas federais que
detém no governo Lula, a agência
Duda Mendonça, do publicitário
homônimo, teve um faturamento
de R$ 120 milhões em 2003 e 2004.
Foram R$ 35 milhões em 2003 e
mais R$ 85 milhões em 2004. Não
há valores disponíveis para 2005.
Os R$ 120 milhões se referem ao
valor recebido para o pagamento
de propaganda veiculada para as
três contas com participação de
Duda: Petrobras, Ministério da
Saúde e da extinta Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência), hoje Subsecretaria de Comunicação Institucional.
Não é publico o valor da receita
bruta e do lucro líquido de Duda
com suas contas federais. No
mercado publicitário, estima-se
que uma agência que atenda ao
governo tenha uma receita bruta
(antes dos impostos) equivalente
a 14% do valor total faturado.
O lucro líquido (depois de descontados todos os custos operacionais e impostos) estimado é
sempre bem menor, em cerca de
3,5% a 3,8% do total faturado (R$
120 milhões). Nesse caso, Duda
teria lucrado de R$ 4,2 milhões a
R$ 4,6 milhões líquidos pelos serviços prestados ao governo Lula.
Os números do faturamento da
agência do publicitário foram obtidos pela Folha nos arquivos da
Secom. São cifras arredondadas,
mas fiéis aos registros oficiais.
A agência de Duda Mendonça já
prestava serviços para a administração federal sob Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O marqueteiro cuidou das contas do
Banco Central e Petrobras Distribuidora -negócios de menor relevância se comparados aos
atuais. O faturamento dele naquela época não está disponível.
As contas de publicidade de órgãos federais nunca são licitadas
apenas para uma única agência.
São sempre três.
Na conta mais importante que
conquistou, a da Secom, Duda
Mendonça reparte com as agências Matisse e Lew, Lara um orçamento anual previsto sempre em
torno de R$ 150 milhões -esse
valor acaba sendo menor por causa da contenção de gastos imposta pela política econômica.
Logo no início do governo, houve grande celeuma sobre a presença do marqueteiro da campanha de Lula na Esplanada dos Ministérios. Duda tinha amplo acesso à Secom e ao ex-ministro Luiz
Gushiken.
Chegou a ser chamado informalmente pela oposição de "ministro da Propaganda".
"Uma coisa já defini. Eu quero o
Duda Mendonça como se fosse
-na ausência de um termo mais
adequado- meu consultor especial. Eu quero discutir com ele toda a estratégia de comunicação de
governo, vendo os diversos setores, principalmente nos ministérios e a Secom", disse Luiz Gushiken à Folha em setembro de 2003.
Logo depois, o marqueteiro começou a se afastar dos holofotes.
Avaliou que a declaração de Gushiken foi mais para expô-lo a ataques do que para elogiá-lo.
(FERNANDO RODRIGUES)
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