São Paulo, quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senado vai apurar 450 atos ignorados por sindicância

Heráclito abre inquérito para investigar "sabotagem" em relatório sobre escândalo

Medidas não publicadas estão em 50 boletins de pessoal editados entre 1998 e 1999; a maioria trata de reajuste para servidores

ADRIANO CEOLIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), determinou a instalação de um inquérito para investigar por que 50 boletins de pessoal com cerca de 450 atos secretos ficaram de fora do relatório da comissão de sindicância que apurou o escândalo na Casa, apresentado em 24 de junho.
"A informação é que são mais 400 [atos secretos]. É uma atitude criminosa. É sabotagem."
Ontem, mais 15 boletins de pessoal com atos "ultrassecretos" foram encontrados no Senado. Editados entre 1998 e 1999, a maioria trata de aumento de salários com pagamento retroativo para servidores.
No dia 1º de agosto, a Folha havia revelado a existência de 35 boletins suplementares que não foram publicados na data em que foram assinados.
A conclusão do relatório da comissão é que 663 atos constam em 312 boletins que não foram publicados na rede de intranet do Senado durante os 14 anos de gestão do ex-diretor-geral da Casa Agaciel Maia.
Apadrinhado do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), Agaciel foi exonerado em março deste ano. Aliados de Sarney beneficiaram-se de diretorias, e parentes seus foram nomeados ou exonerados por meio desses atos.
O senador foi alvo de denúncia no Conselho de Ética por causa dos atos, mas a acusação foi arquivada. Sarney tomou a decisão de anular todas medidas secretas. Contudo, nas últimas semanas, a Diretoria vem justificando a validação delas.
A Mesa Diretora do Senado, formada pelos sete senadores da cúpula da Casa, deverá validar hoje 42 atos secretos assinados nos últimos anos por congressistas que formavam o colegiado em outras legislaturas. Entre esse atos, está o que reajustou a verba indenizatória de R$ 12 mil para R$ 15 mil.


Texto Anterior: Senado tem mais 15 boletins com ato ultrassecreto
Próximo Texto: Lula pede que Senado tenha mais civilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.