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São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2003

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CAÇA AOS INVESTIDORES

Ofensiva distribui até camisetas

Governo lança campanha de R$ 2 mi para vender mais títulos do Tesouro

DO PAINEL

O governo federal lançou nesta semana uma campanha publicitária de cerca de R$ 2 milhões para estimular a venda de títulos do Tesouro Nacional -aplicações de renda fixa direcionadas a pequenos investidores.
A campanha é assinada pelo marqueteiro Duda Mendonça, que trabalhou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última eleição e é o proprietário de uma das três agências que venceram neste ano licitação para administrar a conta da União.
Além de anúncios em revistas, rádios e portais de internet, a propaganda idealizada por Duda Mendonça inclui a distribuição via correio de 5.000 kits com folhetos informativos e uma camiseta com a frase: "Tesouro Direto -O que era bom para poucos, agora vai ser bom para todos".
O kit foi encaminhado, segundo a agência publicitária, para profissionais liberais e pessoas ligadas ao mercado financeiro. A intenção seria atrair para esses investimentos as classes A, B e C, entre 25 e 50 anos, principalmente os formadores de opinião.
A camiseta, que, segundo a agência de Duda Mendonça, "potencializa a imagem do produto", foi fabricada por uma empresa de São Bernardo do Campo, cidade onde mora o presidente.
Fabricante das camisetas, a Ponto Focal tem como um dos sócios Marcos Demarchi, parente de um dos melhores amigos de Lula, Laerte Demarchi, dono do restaurante São Judas Tadeu, de São Bernardo do Campo, onde ocorreram algumas das primeiras reuniões para a fundação do PT.
Quando está na cidade, Lula costuma encomendar a Laerte um dos seus pratos prediletos e especialidade do local: frango com polenta. Habitualmente, o amigo nada cobra pela refeição.
Segundo Marcos Demarchi, que diz não conhecer Lula e não ter relação próxima de Laerte, sua empresa presta serviços à agência de Duda Mendonça há oito anos e já confeccionou material para diversas campanhas políticas, inclusive de adversários do petista.
Ele não informa quanto recebeu para fabricar as camisetas, nem confirma o número total de peças que produziu. Diz que é um "segredo comercial" que poderia ser útil a seus concorrentes.
A assessoria de Duda Mendonça nega qualquer favorecimento à Ponto Focal e diz que já encomendou vários trabalhos para a empresa, inclusive cartazes para a campanha eleitoral de 2002.

Sistema
O sistema de vendas desses títulos do Tesouro Nacional, feito preferencialmente pela internet, funciona desde janeiro de 2002. Mas, em agosto, havia apenas 13.035 investidores -com um volume de R$ 217 milhões aplicados. A meta do governo é ampliar em 2003 as vendas para 100 mil.
"É uma boa opção para quem investe até R$ 20 mil e pode manter a aplicação por pelo menos um ano", afirma William Eid, coordenador do centro de estudos em finanças da Fundação Getúlio Vargas-SP. (FABIO SCHIVARTCHE)


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