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CAÇA AOS INVESTIDORES
Ofensiva distribui até camisetas
Governo lança campanha de R$ 2 mi para vender mais títulos do Tesouro
DO PAINEL
O governo federal lançou nesta
semana uma campanha publicitária de cerca de R$ 2 milhões para estimular a venda de títulos do
Tesouro Nacional -aplicações
de renda fixa direcionadas a pequenos investidores.
A campanha é assinada pelo
marqueteiro Duda Mendonça,
que trabalhou para o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva na última eleição e é o proprietário de
uma das três agências que venceram neste ano licitação para administrar a conta da União.
Além de anúncios em revistas,
rádios e portais de internet, a propaganda idealizada por Duda
Mendonça inclui a distribuição
via correio de 5.000 kits com folhetos informativos e uma camiseta com a frase: "Tesouro Direto
-O que era bom para poucos,
agora vai ser bom para todos".
O kit foi encaminhado, segundo
a agência publicitária, para profissionais liberais e pessoas ligadas
ao mercado financeiro. A intenção seria atrair para esses investimentos as classes A, B e C, entre
25 e 50 anos, principalmente os
formadores de opinião.
A camiseta, que, segundo a
agência de Duda Mendonça, "potencializa a imagem do produto",
foi fabricada por uma empresa de
São Bernardo do Campo, cidade
onde mora o presidente.
Fabricante das camisetas, a
Ponto Focal tem como um dos sócios Marcos Demarchi, parente
de um dos melhores amigos de
Lula, Laerte Demarchi, dono do
restaurante São Judas Tadeu, de
São Bernardo do Campo, onde
ocorreram algumas das primeiras
reuniões para a fundação do PT.
Quando está na cidade, Lula
costuma encomendar a Laerte
um dos seus pratos prediletos e
especialidade do local: frango
com polenta. Habitualmente, o
amigo nada cobra pela refeição.
Segundo Marcos Demarchi, que
diz não conhecer Lula e não ter relação próxima de Laerte, sua empresa presta serviços à agência de
Duda Mendonça há oito anos e já
confeccionou material para diversas campanhas políticas, inclusive
de adversários do petista.
Ele não informa quanto recebeu
para fabricar as camisetas, nem
confirma o número total de peças
que produziu. Diz que é um "segredo comercial" que poderia ser
útil a seus concorrentes.
A assessoria de Duda Mendonça nega qualquer favorecimento à
Ponto Focal e diz que já encomendou vários trabalhos para a empresa, inclusive cartazes para a
campanha eleitoral de 2002.
Sistema
O sistema de vendas desses títulos do Tesouro Nacional, feito
preferencialmente pela internet,
funciona desde janeiro de 2002.
Mas, em agosto, havia apenas
13.035 investidores -com um
volume de R$ 217 milhões aplicados. A meta do governo é ampliar
em 2003 as vendas para 100 mil.
"É uma boa opção para quem
investe até R$ 20 mil e pode manter a aplicação por pelo menos um
ano", afirma William Eid, coordenador do centro de estudos em finanças da Fundação Getúlio Vargas-SP.
(FABIO SCHIVARTCHE)
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