São Paulo, segunda-feira, 13 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Comigo não
Duda Mendonça tentou e tentou convencer seu cliente mais ilustre a gravar um depoimento pró-CEU Saúde para o horário eleitoral de Marta Suplicy. Lula não apenas rejeitou a idéia como manifestou desconforto diante da insistência do marqueteiro.

Suar a camisa 1
De Eduardo Suplicy, sobre o desempenho de sua ex-mulher no novo Datafolha da sucessão paulistana: "Será necessário um grande esforço, mas a vitória está inteiramente ao alcance da Marta. O mais importante é apresentar o que ela já fez". Não é o caso do CEU Saúde.

Suar a camisa 2
Na maratona eleitoral petista, poucos rivalizam em fôlego com Suplicy: apenas no último final de semana, o senador visitou 12 cidades do Paraná e de Santa Catarina para subir no palanque de candidatos do partido. No início da noite de ontem, embarcou num bimotor de volta a SP.

Novo ninho
Recém-desfiliado do PMDB, Gustavo Fruet já posa ao lado de Beto Richa, postulante tucano à Prefeitura de Curitiba. Pré-candidato peemedebista na cidade, o deputado se opôs ao apoio do governador Roberto Requião ao petista Ângelo Vanhoni.

Justiça eleitoral 1
Limoeiro do Norte ganhou o primeiro fórum da Justiça Federal no interior do Ceará, decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Recebeu o nome de Fórum Desembargador José Maria Lucena, homenagem ao marido da prefeita Arivan Lucena (PL), que disputa a reeleição.

Justiça eleitoral 2
Limoeiro fica atrás de cidades como Juazeiro do Norte e Sobral. O Ministério Público questionou o local e o batismo. José Maria Lucena e Arivan foram indiciados como mandantes da morte do radialista Nicanor Linhares, assassinado no ano passado por crime de pistolagem.

Tributos em alta
Estudo encomendado por secretários municipais de Finanças revela que, nos primeiros sete meses de 2004, as receitas de tributos das capitais cresceram 11,4% (R$ 2,4 bi) em relação a igual período do ano passado.

Medalha de ouro
Das 23 capitais analisadas, São Paulo foi a que registrou maior aumento na arrecadação de taxas (59,2%, contra média de 11,5%). O segundo lugar ficou com Fortaleza (27%).

Na contramão
Em algumas capitais, a cobrança de taxas diminuiu na comparação com 2003. Isso aconteceu, por exemplo, no Rio (-5,5%), em Porto Alegre (-30,4%) e em Manaus (-42,5%).

Só dá ela
A pauta do esforço concentrado que o Congresso realizará, pelo menos formalmente, nesta semana tem 17 projetos na Câmara e no Senado. Desse total, 14 são medidas provisórias baixadas pelo Executivo.

Casa cheia
No cálculo do Planalto, mais de 50 chefes de Estado e de governo confirmaram presença na reunião que Lula fará em Nova York, na próxima semana, para discutir o problema da fome.

Sem teto
A Abin (Agência Brasileira de Inteligência) gostaria muito de expandir suas atividades no exterior, mas encontra uma dificuldade: o Itamaraty não quer saber da possibilidade de o órgão atuar em suas embaixadas.

Primeiros socorros
O Brasil vai instalar um centro regional de treinamento em segurança pública, seguindo convenção interamericana contra fabricação e tráfico ilícito de armas. O Ministério da Justiça cria grupo executivo para o assunto.

TIROTEIO

Do procurador Airton Florentino de Barros, presidente do movimento Ministério Público Democrático, sobre as críticas do chefe da Casa Civil, José Dirceu, à atuação do MP:
-O ministro fala com a autoridade de quem já foi um profissional da ilegalidade e da clandestinidade. O MP investiga e aponta nomes ao Judiciário dentro da lei e abertamente.

CONTRAPONTO

Crise de identidade

Por ocupar a presidência da Comissão do Mercosul da Câmara, Dr. Rosinha (PR) costuma ser convidado a dar palestras em países do bloco.
Recentemente, o deputado petista foi chamado por uma fundação para participar de seminário em Montevidéu. Como é de seu costume, solicitou apenas passagem e hospedagem.
No dia marcado para a viagem, Dr. Rosinha apareceu no guichê da companhia aérea.
-Há uma passagem em nome de Florisvaldo Viana-, explicou ele à atendente, fornecendo seu nome de batismo.
A funcionária respondeu que não havia. O deputado pediu a ela que consultasse de novo. O resultado foi nova negativa. Impaciente, ele implorou por uma última busca, ao fim da qual a atendente concluiu:
-Não tem nada não, deputado. O único Viana da relação é uma tal Doutora Rosinha.


Próximo Texto: Fidelidade de votos para Marta e Serra aumenta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.