São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeleito nega ter dado apoio em troca de verba

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DA AGÊNCIA FOLHA

O governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), negou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha obtido seu apoio depois da liberação de cerca de R$ 1 bilhão para renegociação de dívidas do setor agrícola do Estado.
Ele afirmou que esse dinheiro não beneficiará sua empresa de grãos, a Amaggi, que, segundo ele, não está endividada. Disse que escolheu Lula por acreditar que o petista vencerá as eleições e que o agronegócio -que em geral apóia Geraldo Alckmin (PSDB)- ficaria sem um negociador junto à União.
No primeiro turno, Alckmin teve 54,8% dos votos válidos no Estado, contra 38,6% de Lula.
"Lula vai ganhar as eleições, na minha opinião. E quem vai conversar depois [com o presidente]? Todo mundo se joga só de um lado", afirmou Maggi.
Além disso, segundo Maggi, os tucanos no Estado fizeram, durante a candidatura do senador Antero Paes de Barros, uma campanha cheia de "baixarias, com muitos ataques pessoais".
"A convivência com o PSDB aqui ficou bastante ruim. Não tive alternativa política de estar com eles." Durante a campanha, Paes de Barros acusou repetidamente Maggi de estar ligado aos escândalos do mensalão e dos sanguessugas.
"Já apoiei Lula em 2002, não tem nenhuma novidade". No primeiro turno, ele não apoiou oficialmente nenhum candidato ao Planalto.
Em relação à sua possível saída do PPS, ele repetiu a versão segundo a qual mandou duas cartas para a direção da legenda. Em uma, pediu licença para apoiar Lula; na outra, sua saída do partido. Segundo ele, não sabe que decisão será tomada. "Estou isolado, em uma fazenda aqui em Sapezal (464 km de Cuiabá)", disse.
Quanto à verba, disse que "não cairá nenhum dinheiro na conta do Estado de Mato Grosso ou de um produtor". Maggi afirmou que a verba será para a liquidação de contas dos produtores que se complicaram devido à seca e que o dinheiro será liberado em até 90 dias.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: No Ibope, Lula tem 12 pontos de vantagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.