São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2008 / BALANÇO

Campeãs do Bolsa Família reelegem 70% dos prefeitos Apesar de alta, a taxa de reeleição nas cidades mais beneficiadas pelo programa federal acompanha a média nacional, de 67%

Nos cem municípios líderes em beneficiários apenas seis petistas foram eleitos no 1º turno; o PMDB elegeu 24 prefeitos e o PTB, 23

LETÍCIA SANDER
ALAN GRIPP
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Principal programa social do governo e costumeiro carro-chefe eleitoral em campanhas no interior, o Bolsa Família não fez jus à própria fama no primeiro turno das eleições. Nas cem cidades com maior percentual de beneficiários do programa, a taxa de reeleição dos prefeitos é alta, mas fica próxima da média nacional.
Em todo o país, o índice de recondução chegou a 66,9% -o maior até hoje. Nos cem municípios líderes no Bolsa Família, 43 dos 61 dos prefeitos que concorreram foram eleitos para um novo mandato, ou seja, 70,4% obtiveram sucesso.
Os prefeitos são os responsáveis por fazer a base de dados para a seleção dos beneficiários do programa -daí a idéia de que eles teriam força eleitoral inquestionável. No final de setembro, a Folha mostrou que candidatos usavam o programa social tanto para agradar como para ameaçar o eleitor.
O resultado do primeiro turno desmistificou a idéia de que o PT abriria frente nas cem cidades mais beneficiadas pelo Bolsa Família -onde foram eleitos só seis petistas. O PMDB elegeu 24, seguido de PTB (23) e PSDB (11). Em muitos destes municípios, partidos de oposição e aliados de Lula estavam na mesma coligação.
A disputa deste ano foi a primeira grande experiência municipal da força eleitoral do Bolsa Família. Em 2004, o programa beneficiava 4,5 milhões de famílias. Hoje são 10,8 milhões de famílias, que recebem entre R$ 20 e R$ 182. Piauí, Paraíba, Maranhão, Pernambuco e Alagoas são os Estados que têm mais cidades no ranking das cem líderes do programa.
No Piauí, considerando todos os municípios, a taxa de reeleição foi de 64,2%, segundo levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios). Nas cidades do Estado que estão na lista das mais beneficiadas do Bolsa Família, 29 prefeitos tentaram a reeleição -24, ou 82,7%, conquistaram um segundo mandato.
Para fazer o levantamento do desempenho nas cidades que mais recebem o programa, a Folha usou dados do Tribunal Superior Eleitoral sobre o resultado da eleição e a lista dos atuais prefeitos feita pela CNM.


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: Outros atores
Próximo Texto: Veto: Governo impede acesso a relatório de auditoria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.