São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Círio de Nazaré reúne 2 milhões em Belém

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM APARECIDA

Cerca de 2 milhões de pessoas, segundo estimativa inicial da Polícia Militar, participaram ontem em Belém (PA) da procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do mundo, iniciada em 1793.
Com um calor de cerca de 30C, o trajeto de 3,6 km começou às 6h40 e durou quase sete horas. No percurso, uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada pelos fiéis da catedral da Sé até a basílica.
O aperto e o calor levaram a Cruz Vermelha -que contava com cerca de 11 mil voluntários nas ruas- a fazer 2.446 atendimentos médicos, a maior parte de pessoas que desmaiaram, tiveram insolação ou exaustão.
Boa parte de quem passou mal estava entre as 7.000 que participam da disputa pela corda atrelada a um carro onde a imagem da santa é colocada. A competição é tão grande e extenuante que participar dela é, para muitos, uma maneira de pagar alguma promessa.
Em São Paulo, cerca de 45 mil pessoas acompanharam a missa solene em homenagem a Nossa Senhora celebrada no Santuário Nacional de Aparecida (167 km da capital). A missa foi presidida pelo bispo de Crateús (CE), dom Jacinto Sobrinho, que pediu à padroeira que "estenda seu olhar sobre o Brasil". Além das homenagens à padroeira, o Dia da Criança foi lembrado, com a leitura de artigos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).


Texto Anterior: Veto: Governo impede acesso a relatório de auditoria
Próximo Texto: Marcos Valério contradiz cervejaria e diz que era pago em dinheiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.