São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Índice

"Eucaristia não é show", diz bispo de MT

da Reportagem Local

"A eucaristia não é um show." Essa é a síntese da opinião de dom Pedro Casaldáliga, bispo de São Félix do Araguaia (MT), sobre o estilo de celebração adotado pelo padre Marcelo Rossi.
Ligado à corrente progressista da Igreja Católica, Casaldáliga vê em padre Marcelo um fenômeno "passageiro", que perderá sua influência com o tempo.
O bispo compara o padre a fenômenos de massa quando perguntado sobre sua capacidade de atrair fiéis para a igreja.
"O povo também está sendo atraído pelo Ratinho, pelo Leão e pela Xuxa. E eles não são muito adequados", diz, em relação aos apresentadores de programas populares de TV.
"Há muita gente à procura de religiosidade que, evidentemente, se deixa levar", afirma.
E acrescenta: "Uma coisa é um cantor, um ator. Outra é um padre-cantor ou um padre-ator".
O bispo defende mudanças na celebração de missas para "acabar com a monotonia", mas condena o que considera falta de elegância e publicidade fácil, que seriam características do padre Marcelo.
²
Religiosidade alienada Fiel à orientação progressista, Casaldáliga diz temer uma forma de religiosidade "alienada, que esqueça o compromisso social do Evangelho".
Novamente, uma ameaça representada pelo padre, ligado à Renovação Carismática, corrente conservadora da igreja que privilegia questões "espirituais".
O bispo afirma que o estilo do padre paulista não foi discutido no último encontro da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizado em abril.
Mas considera inevitável que o assunto seja analisado na próxima conferência, também em abril, ainda que de maneira periférica.
Casaldáliga ressalta que não vê Rossi como um tema prioritário de discussões. "Eu estou mais preocupado com a situação social do país", afirma.
O bispo de São Félix do Araguaia é defensor da reforma agrária e dos sem-terra. Em 96, afirmou: "Se o governo não faz a necessária reforma agrária, o povo tem que fazer".



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.