São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com infecção, Alencar é internado de novo

Vice assume interinamente a vaga de Lula, que viaja ao exterior; documentos urgentes da Presidência serão assinados no hospital

Nova internação em São Paulo ocorre seis dias após Alencar ter recebido alta; vice está se submetendo a tratamento quimioterápico

DA REDAÇÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O vice-presidente da República, José Alencar (PRB), 76, voltou a ser internado na noite do sábado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, seis dias depois de ter recebido alta.
Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital ontem de manhã, a internação do vice-presidente se deve ao tratamento de um quadro infeccioso e seu quadro geral é estável.
Mesmo internado, o vice assumirá interinamente a Presidência da República a partir de hoje nas dependências do hospital Sírio Libanês, informou sua assessoria. Alencar substituirá Luiz Inácio Lula da Silva durante o período da viagem à Cuba e à Guatemala.
A assessoria do vice-presidente informou no início da noite de ontem que as audiências previstas para hoje serão adiadas e documentos mais urgentes poderão ser assinados no hospital.
O filho do vice-presidente, Josué Gomes da Silva, disse que Alencar deve ter alta do hospital até amanhã. Ele falou que o pai teve uma baixa nas defesas do organismo, reação considerada natural em tratamentos de câncer, e que estava sendo medicado. "Ele está bem, está lúcido", disse à reportagem.
Segundo a Folha apurou, há três semanas o vice descobriu ter um novo tumor no retroperitônio, região da cavidade abdominal. No dia 3, ele foi internado para a primeira etapa do tratamento de quimioterapia e teve alta no domingo, 6. Na ocasião, Alencar pediu aos jornalistas que estavam no local para rezar por ele. "Rezem para mim que o negócio está feio. Estou saindo satisfeito porque eu sou assim mesmo, mas que a coisa é preta, é", disse.
Procurada pela Folha, a direção do hospital Sírio Libanês disse não estar autorizada pela assessoria do vice-presidente a informar nada sobre o quadro clínico de José Alencar, que está sob os cuidados do médico Paulo Hoff.
O presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, passou pelo Sírio Libanês na tarde de ontem e disse ter visitado o vice-presidente. "Fiquei feliz com a disposição dele. Ele estava sentado na poltrona, sereno. Desta vez o problema foi a febre, mas ela já cedeu", disse.
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) também esteve no hospital para visitar José Alencar.
O vice-presidente já passou por seis cirurgias de câncer, três delas durante o governo Lula. Em outubro do ano passado ele foi operado pela primeira vez do tumor abdominal.


Texto Anterior: Saiba mais: Lealdade a José Sarney rendeu indicação a Lobão
Próximo Texto: Lula viaja para Cuba; visita a Fidel Castro é aguardada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.