São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALANCHE

Tribunal nega liberdade a Valério, que recorre ao STF

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O publicitário Marcos Valério, preso desde o dia 10 de outubro do ano passado, teve negado ontem, por unanimidade, um novo pedido de soltura. A decisão foi de três desembargadores da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal, em São Paulo.
Marcos Valério, que também é acusado de ser o operador do esquema do mensalão, está preso em decorrência de um processo em que é investigado por formação de quadrilha, denunciação caluniosa e corrupção ativa.
Segundo o Ministério Público Federal, o publicitário foi contratado pelo dono da cervejaria Petrópolis, Walter Faria, para "fabricar" um inquérito falso contra dois agentes da receita que haviam multado a empresa.
Na Operação Avalanche, a Polícia Federal interceptou conversas telefônicas de vários denunciados, que falavam abertamente sobre a investigação falsa.
Ontem, por decisão unânime, prevaleceu o voto do relator, desembargador Luiz Stefanini, que destacou o poderio econômico e político do grupo ao qual estaria ligado Marcos Valério.
Anteontem, três pessoas também presas na Avalanche foram soltas por ordem do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Foram libertados o advogado Ildeu da Cunha Pereira Sobrinho, o policial federal Antônio Vieira Silva Hadano e o investigador da Polícia Civil Fábio Tadeu dos Santos Gatto.
Os advogados de Marcos Valério, Antonio Claudio Mariz de Oliveira e Marcelo Leonardo, informaram ontem que irão recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Eles também ingressaram no Supremo com um pedido de extensão da decisão de Gilmar Mendes em benefício de Marcos Valério.
"Não há nenhuma justificativa para manter essa prisão", disse Mariz de Oliveira.


Texto Anterior: Justiça arquiva pedido para investigar morte de Herzog
Próximo Texto: Questão indígena: Líder indígena é assassinada em fazenda sob demarcação em MT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.