São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Amigos do Sul"

A China queria, também o Canadá, postou o site Marketplace, mas a "honra" do primeiro encontro presidencial com Barack Obama foi para o México.
Hillary Clinton, indicada secretária de Estado, dizia ontem no Senado que a escolha exemplifica o que vai buscar para a América Latina, "uma parceria mais profunda", destaque na BBC Brasil. No destaque da agência Efe, por sites da região, ela prometeu um "envolvimento vigoroso" com os "amigos do Sul".

 

Na transcrição de seu pronunciamento aos senadores, o "Washington Post" registra também o elogio ao "recente encontro do G20", visto como "um primeiro passo" na ação conjunta para enfrentar a crise, que "vai exigir trabalho duro e negociação". Em suma: "Nós sabemos que mercados emergentes como China e Índia, Brasil e África do Sul e Indonésia estão sentindo os efeitos da crise. E nós todos podemos nos beneficiar, se eles forem parte da solução e parceiros na manutenção da estabilidade econômica global".

SOZINHOS, NÃO MAIS
As declarações de Hillary Clinton foram destaque on-line por toda parte. Nos EUA, o "New York Times" ressaltou que ela prometeu não desistir da paz no Oriente Médio. O "Washington Post" optou pelos questionamentos dos senadores ao conflito de interesses envolvendo as "doações" de governos estrangeiros a Bill Clinton.
O "Wall Street Journal", o britânico "Guardian", o estatal "China Daily" e outros sublinharam que ela delineou "uma mistura de diplomacia e defesa". O francês "Le Monde", que ela admitiu que os EUA não podem mais solucionar "sozinhos" os problemas do mundo.

"AGENDA"
coa.counciloftheamericas.org
A instituição nova-iorquina Americas Society, procurando influenciar a política externa de Obama e a Cúpula das Américas, em abril, lançou ontem o relatório "Construindo uma Nova Agenda de Crescimento Hemisférico". Detalha "meios específicos para retomar o comércio e a integração com a América Latina", inclusive "maior cooperação com o Brasil". Sublinhando sua opção conservadora, o lançamento teve como estrela o peruano Alvaro Vargas-Llosa.

"WHO, ME? BLACK?"
globalpost.com
A posse de Obama coincide com a estreia de sites de política externa nos EUA. Dias atrás foi a "Foreign Policy" que relançou o seu.
E agora foi a vez do Global Post, que vinha tendo despachos adiantados pelo Huffington Post. Reúne mais de meia centena de correspondentes e foi saudado pelo site Politico como alternativa à decrescente cobertura externa dos jornais.
Para começar, cada correspondente abordou o efeito em sua área de um presidente negro nos EUA. No Brasil, Seth Kugel postou que a eleição põe em questão se o país não é, na verdade, "uma sociedade racialmente dividida", registrando que os brasileiros ainda se declaram "pardos". Ou, na tradução-piada, "Quem, eu? Negro? Eu não".

ESPECULAÇÃO
Demorou, mas o "NYT" respondeu ontem à "Atlantic", que publicou a previsão de que o jornal fecharia em maio. Na carta postada no blog de mídia de Jim Romenesko, questionou que "é hora de análise e pensamento claros", sobre mídia, "e não de especulação desinformada".

NOVO PRÊMIO
Por outro lado, o vice-presidente de saída, Dick Cheney, deu entrevista ao radialista conservador Bill Bennett e partiu para o ataque contra o "NYT", que revelou seu programa de espionagem interna e levou o prêmio Pulitzer pelo feito. A crítica de Cheney foi saudada na blogosfera.

INEWS
slate.com
O colunista de mídia do "NYT" David Carr propôs usar o novo iPod de tela maior, em testes, para vender jornais. O colunista da Slate Jack Shaffer apoiou, mas alertando para não ficar na mão da Apple, como fez a indústria musical

PROTESTO
Nas buscas de Brasil por Google News e Yahoo News, com notícias em inglês, o destaque ontem foi para as demissões da General Motors em São José dos Campos e o protesto do sindicato.

E CARRO NOVO
Nas buscas de Brasil pelo Google Noticias, em espanhol, o destaque foi também para a indústria automobilística, mas com a produção de um novo carro pela Nissan em São José dos Pinhais.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Saúde: Alencar deverá trocar remédio contra câncer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.