São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Pouco, pouco

O "Guardian" traz hoje seu balanço e a conclusão de que "George W. Bush sai com pouco para mostrar de sua turnê pela América Latina". Ele "pouco ofereceu de concreto", avaliou o Inter-American Dialogue.
Não por coincidência, ontem o "Financial Times" perguntou e Paul Wolfowitz, o "falcão" que a Casa Branca escolheu para presidir o Banco Mundial, respondeu que "os Estados Unidos deviam diminuir ou remover as tarifas contra o etanol do Brasil".

 

Enquanto os EUA não se abrem, ontem nos sites de "Wall Street Journal" e Bloomberg se liam notícias como "Petrobras inicia construção do duto de etanol em 2007". O duto vai do Centro-Oeste ao litoral, para "servir principalmente à exportação para o Japão" -em acordo com a Mitsui que prevê mais 40 usinas.

ETANOL, A RELIGIÃO
Diz o "Washington Post" que "o etanol vive uma evolução como tema político" nos EUA. Antes críticos, os presidenciáveis Hillary Clinton e John McCain estão em "conversão", no que o jornal ironiza como "a coisa mais próxima de uma experiência religiosa". O motivo é a recepção da bandeira pelos eleitores.

VEM AÍ "TERRA PRETA"
E o Brasil já tem "buzz" novo nos EUA. Saiu na revista "Discover" e ecoou no blog do "WSJ" que "a "terra preta de índio" é o ouro preto da agricultura". São áreas férteis da Amazônia trabalhadas desde 400 d.C. para poder plantar. Um cientista da universidade Cornell afirma que descobriu como produzir "terra preta".

fogonazos.blogspot.com
A MAIOR ONDA
Em destaque ontem no blog espanhol Fogonazos, de repercussão global, "a maior onda do mundo", que "avança 17 km", Amazonas acima.

Rodrigo Moya - jornada.unam.mx
Uma das fotos pós-briga

"EL GABO" E O OLHO ROXO
"Independent" e "Guardian" se estenderam ontem sobre o aniversário da célebre briga em que o escritor peruano Mario Vargas Llosa deu um murro no colombiano Gabriel García Márquez, em 1976. Em textos aparentemente especulativos, repisaram ser por "mulher". Semana passada -como deu o blog Fogonazos e ecoaram, como sempre, os sites de edição compartilhada Digg e Reddit- a grande novidade sobre o caso saiu no jornal mexicano "La Jornada". O colombiano Rodrigo Moya divulgou suas fotos e escreveu como "el Gabo" o procurou no mesmo dia para registrar a agressão. E nunca voltou para buscar.

INDÚSTRIA FONOGRÁFICA 2
As manchetes nos sites de "WSJ" e "Financial Times" tratavam ontem do processo da Viacom (dos canais MTV, Comedy Central) contra a Google (YouTube), por conta da "infração maciça e intencional de copyright". Pede US$ 1 bilhão, no que o "WSJ" parece entender como tática da negociação em andamento entre as duas gigantes.
O influente blog de mídia BuzzMachine ironiza que "a Viacom tenta, sozinha, fazer da indústria de TV uma indústria da música". Não tem jeito, diz o blog, "você não pode deter os mercados, você tem que seguir o fluxo".

RECORD VS. GLOBO
De um lado, a Record adquiriu rádios AM e FM, a TV Guaíba e por fim o jornal "Correio do Povo", de Porto Alegre -a mesma praça do grupo RBS, ligado à Globo. De outro, segundo o site Tela Viva, a Record News, que estréia após o Pan, anuncia que terá um formato igual para "competir com Globo News".

JOGO QUÁDRUPLO
O site Tele-Síntese, concorrente do Tela Viva/Teletime, deu em manchete ontem que a Brasil Telecom, do portal iG e outros, "lança a sua TV via satélite" nesta quinta-feira.
Será a primeira com o pacote "quadruple play", jogo quádruplo, de TV paga, acesso à web, telefone fixo e celular. E "não fere regulamentação".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Maranhão: PT rejeita Roseana na liderança do Congresso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.