São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Para Aécio ver

Horas depois de o DEM se declarar publicamente "neutro" em relação à disputa interna do PSDB, a cúpula inteira do partido foi jantar com José Serra, anteontem, no Palácio dos Bandeirantes. "Não queremos brigar com o Aécio", diz um "demo" presente ao jantar para justificar a declaração feita durante o dia.
Com 2010 como entrada, prato principal e sobremesa, Serra realizou uma exposição "técnica" sobre a situação da economia. Já FHC alertou para a necessidade de colar o noticiário negativo no governo. "Não se pode despolitizar a crise", insistiu o ex-presidente. Os "demos" concordaram. Para eles, o candidato pega leve demais quando admite, como fez num seminário em São Bernardo, que a crise "veio de fora".




Gift. Lula dará de presente a Obama, no encontro de hoje, um prisma feito de pedras brasileiras e prata. A peça tem cerca de 25 cm de altura.

Velhos hábitos. Ao anunciar a reunião na Casa Branca, o diplomata que cuida da América Latina no Departamento de Estado referiu-se ao encontro entre os presidentes "Lula" e "Bush". Thomas Shannon é remanescente da gestão do republicano.

Pede pra sair 1. João Carlos Zoghbi, exonerado ontem "a pedido" da diretoria de Recursos Humanos do Senado, não se limitou a deixar que o filho ocupasse irregularmente um imóvel funcional.

Pede pra sair 2. Zoghbi, que era o candidato do PMDB para substituir o degolado Agaciel Maia na diretoria-geral, promoveu nesse apartamento -e na casa que constrói no Lago Sul- obras sobre as quais aliados recomendam o mínimo possível de investigação. Foi Agaciel quem o aconselhou a deixar a diretoria de Recursos Humanos.

Digitais. Técnicos da CPI dos Grampos identificaram, nos documentos do computador de Protógenes Queiroz, três arquivos que podem caracterizar desvio de foco na investigação conduzida pelo delegado: "Sanguessugas", "Sucupira" e "Tucanos".

Gibi. Já um outro arquivo, que os técnicos não conseguiram abrir, é motivo de piada nos bastidores da CPI: chama-se "Turma do Cebolinha".

Nuts. Em entrevista ao programa "É Notícia", que a Rede TV exibe amanhã à meia-noite, FHC usou o adjetivo "amalucado" quando chamado a definir Protógenes Queiroz.

Comportamento. O ex-presidente, que já havia se manifestado a favor da descriminalização do uso de maconha, também defendeu no programa a ampliação do direito de aborto no Brasil.

Carimbo. Da edição de março da "Carta de Conjuntura" do Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB: "O MST avisa que fará mais do mesmo. Aposta que o agravamento da crise, com aumento do desemprego, irá engordar-lhe as fileiras. Nesta cruzada, conta com a simpatia de ministros como Dilma Rousseff".

Alô, Aécio. São mineiros os quatro deputados do PT com cargo de liderança ou na Mesa da Assembleia paulista: Rui Falcão (líder da bancada), Vicente Cândido (da minoria), Carlinhos Almeida (primeiro-secretário) e Ana do Carmo (quarta-secretaria).

De saída. Evanise Santos, namorada de José Dirceu, pedirá exoneração da coordenação de Relações Públicas do Palácio do Planalto. Corretivo. A cúpula do PMDB festeja o fracasso da tentativa do correligionário Eduardo Cunha (RJ) de criar a CPI dos Fundos de Pensão. Aposta que o deputado terá o prestígio abalado na bancada se ficar claro que não consegue emparedar o governo.

Visita à Folha. Arthur Virgílio (AM), líder da bancada do PSDB no Senado, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.

Tiroteio

"Será que Lula vai dizer a Obama que, não fosse a oposição ter derrubado a CPMF, o Brasil poderia até emprestar dinheiro ao FMI?"

Do deputado federal PAULO BORNHAUSEN (DEM-SC), sobre a visita que o presidente brasileiro fará hoje à Casa Branca.

Contraponto

Assentamento

Presidente da Comissão de Agricultura do Senado, Valter Pereira (PMDB-MS) é crítico contumaz do MST, o que já lhe rendeu vários embates com colegas petistas. Em reunião na terça passada, ele brincava com o caráter itinerante da comissão, que não tem sala própria.
-A comissão é praticamente um sem-terra!
João Pedro (PT-PA) não perdeu a deixa:
-Mas isso tem solução. É só pedirmos ajuda ao MST...
Pereira recusou de maneira peremptória:
-Pode deixar que já falei com o presidente Sarney e teremos a nossa sala. Não vamos precisar nem de lona preta nem das cestas básicas fornecidas pelo governo!

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO


Próximo Texto: Antes de encontrar Obama, Lula critica protecionismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.