São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Arestas agudas
Luiz Henrique (PMDB), ex-prefeito de Joinville, que chegou a ser cotado para a vice na chapa de José Serra, agora ameaça não apoiar o presidenciável tucano. Em resposta ao PSDB-SC, que não pretende apoiá-lo na eleição para o governo do Estado.

Mão única
Luiz Henrique pediu a Michel Temer (PMDB) que interceda a seu favor na cúpula do PSDB. Vê contradição no fato de os dois partidos se coligarem em torno de Serra, mas os tucanos apoiarem seu rival Esperidião Amin (PPB). O PSDB é pequeno em SC. Mas conta com sete minutos de TV no horário eleitoral.

Aceno caro
As cúpulas do PMDB e do PSDB almoçam hoje em Brasília para tratar do nome do vice de Serra. Os peemedebistas levarão um recado: se o tucano tentar vetar a candidatura do deputado Henrique Alves, corre o risco de ficar sem o apoio do clã no RN.

Câmera lenta
Opinião de José Serra, manifestada a aliados, sobre o coordenador de sua campanha, Pimenta da Veiga: lento demais.

Vara curta
A CPI do Banespa poderá convocar, amanhã, Ricardo Sérgio para depor. Aproveitando uma denúncia sobre lavagem de dinheiro envolvendo o banco, deputados vêem na CPI a melhor chance de forçar o ex-caixa de campanha de Serra a aparecer.

Último segundo
FHC foi aconselhado por Serra e outros interlocutores a não aceitar a volta de Ney Suassuna ao ministério, pois passaria uma imagem de fisiologismo ao seu governo. Mas o presidente ainda não deu a resposta definitiva ao peemedebista, o que deve ser feito ainda nesta semana.

Fim da quarentena
Roseana (PFL) saiu da toca e voltou a fazer política. No domingo, fez o primeiro comício de sua campanha ao Senado em Chapadinha, no interior do MA.

Prazo final
Marco Aurélio (STF), que amanhã assumirá interinamente a Presidência, estará hoje no Senado para tratar dos pedidos no Supremo de intervenção nos Estados. Dirá que, se nada for feito logo, começará a colocá-los em julgamento ainda neste mês.

Com a barriga
Há cerca de 2.000 pedidos de intervenção nos Estados em razão do não pagamento de precatórios alimentares. SP é o campeão, com mais de 80%. Todos com parecer favorável da Procuradoria Geral da República.

Ação desestabilizadora
Ciro Gomes ofereceu o apoio da Frente Trabalhista (PPS, PTB e PDT) ao senador José Alencar (PL), caso ele dispute o governo de MG. E desde que o PL não se coligue com o PT de Lula.

Anos de atraso
O TCU julgará amanhã processo contra Rosane Collor, acusada de liberar irregularmente em 1991 recursos da LBA a uma entidade fantasma de Canapi (AL), comandada por seus familiares. Parecer técnico pede a devolução de R$ 243,5 mil.

SOS argentino
Eduardo Duhalde (Argentina) deve receber amanhã em Buenos Aires a presidência do Sebrae brasileiro. Pretende criar no país um serviço parecido.

Orelha quente
Alckmin (SP) ainda não se conformou com o fato de ter sido obrigado pelo partido a ceder cinco minutos do programa do PSDB-SP para Serra.

Visita à Folha
Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da Unica (União da Agroindústria Canavieira de São Paulo), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de José Cláudio Manesco, da Christo, Manesco & Associados.

TIROTEIO

Do rabino Henry Sobel, comentando o Plano Nacional dos Direitos Humanos:
- A conquista de direitos dos homossexuais é legítima numa sociedade democrática. Sou plenamente a favor da iniciativa do governo de apoiar a união civil de pessoas do mesmo sexo. Mas ainda acredito que o relacionamento heterossexual é o mais natural e o mais saudável para a instituição da família.

CONTRAPONTO

Conhecimento de causa

Há três semanas, o PSB fez uma reunião no Rio para discutir a candidatura de Rosinha Matheus, mulher Anthony Garotinho, do presidenciável do PSB, ao governo fluminense.
Na reunião estavam Rosinha, Garotinho e vários políticos do PSB. O partido discutia se a ex-primeira-dama reunia as condições objetivas e subjetivas para ser candidata ao governo. Em certo momento, levantou-se a idéia de que, para governar um Estado, às vezes é necessário tomar medidas duras.
Sobre isso, um dos presentes afirmou que nos últimos dias estava observando um aspecto do temperamento de Rosinha que ele dizia desconhecer:
- Rosinha é uma pessoa terna. Mas estou vendo agora que ela é muito dura quando precisa. É duríssima.
Na ponta da mesa, Garotinho murmurou, provocando risos:
- Eu é que sei...



Próximo Texto: Questão Agrária: Julgamento do massacre de Carajás começa hoje no Pará
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.