São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pré-candidato do PT gaúcho vê "conspiração" do PFL no caso Vale

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O pré-candidato do PT ao governo gaúcho, Tarso Genro, saiu ontem em defesa do pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, dizendo que as acusações a respeito do pagamento de propinas em privatizações do governo federal não desmerecem sua candidatura e não o desqualificam.
"Essa questão não desqualifica o candidato. Vejo mais como uma conspiração política da oligarquia representada pelo PFL", disse Tarso, que foi prefeito de Porto Alegre duas vezes e é um dos principais teóricos petistas.
O PFL deve apoiar no Rio Grande do Sul a candidatura do ex-governador Antônio Britto (PPS), principal adversário de Tarso.
Para o petista, que retornou de uma viagem de mais de um mês pela Europa, as acusações envolvendo o ex-arrecadador de campanhas tucanas e ex-diretor do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira são ""mais uma forma de o PFL tentar responder àquilo que ocorreu com a Roseana do que uma coisa séria".
A ex-governadora Roseana Sarney (PFL-MA) abandonou sua pré-candidatura presidencial pelo PFL em razão da ação da Polícia Federal que apreendeu documentos e R$ 1,34 milhão em escritório de sua propriedade. O PFL creditou a operação a uma estratégia pró-Serra, deixou a aliança governista e o desgaste acabou tirando Roseana da disputa.
"Todo mundo sabia do que tinha acontecido. Todos sabem que há corrupção em privatizações. Por que agora isso está se tornando uma desconstituição de Serra? Temos de analisar essa assunto com seriedade", disse o petista.
Tarso sustenta que a polarização entre Serra e o petista Luiz Inácio Lula da Silva é a mais interessante em um segundo turno. Para ele, isso mostraria uma "qualificação" da política do país.



Texto Anterior: Serra dá entre 7 e 7,5 de nota a FHC
Próximo Texto: Lula diz que pediu eleições a Fidel e diálogo a Chávez
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.