São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancada tem maioria, diz deputado

da Sucursal de Brasília

O presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, deputado Augusto Nardes (PPB-RS), afirmou ontem que os ruralistas têm votos suficientes para aprovar em plenário o projeto da Comissão de Agricultura da Câmara e, se for preciso, derrubar um possível veto do presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Nós já derrubamos a TR (taxa que remunera a poupança e também era aplicada ao crédito rural) há três anos. Foram 340 votos. Hoje, temos votos suficientes para derrubar até o veto", disse Nardes.

Resistência
Os líderes ruralistas deverão enfrentar a resistência dos líderes dos partidos da base governista, que foram orientados pelo Palácio do Planalto a barrar o projeto da Comissão de Agricultura.
A maior parte da bancada ruralista é composta justamente por deputados de partidos que votam com o governo.
São 50 deputados do PMDB, 49 do PFL, 41 do PSDB, 24 do PPB e 13 do PTB, 177 de um total de 195 deputados inscritos na frente parlamentar.
Nardes aposta que terá o apoio desses parlamentares. "Os líderes não vão conseguir manter a base. Muitos estão insatisfeitos com a forma como o governo vem se manifestando sobre a questão", afirmou.
O presidente da frente parlamentar afirma que tem mais um trunfo: as bancadas de esquerda estariam a favor do projeto da comissão: "O PT está fechado. O representante do partido é o João Grandão (MS)".

Base governista
No Senado Federal, 15 dos 17 parlamentares que aderiram à frente parlamentar são da base governista. O PMDB, com 7, tem o maior número de representantes.
Os ruralistas costumam negociar vantagens para a categoria durante votações importantes para o governo. Nesses casos, porém, a bancada não tem mantido a unidade. Pesam mais os interesses dos partidos do que da bancada.
A votação da próxima semana será diferente: estará em pauta um projeto que contrapõe os interesses do governo federal e dos ruralistas. O resultado é imprevisível.
(LUCIO VAZ)


Texto Anterior: Campo: BB recebeu apenas 35% das dívidas
Próximo Texto: Banco oferecerá R$ 7,1 bilhões para o financiamento da safra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.