São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Rodopoesias

Como prova, o e-mail da Globo anunciando terem sido "definidas as regras para o debate" veio com foto dos representantes dos candidatos. Dos marqueteiros de Lula e de Geraldo Alckmin, abraçados e sorrindo. Quanto às normas, "se algum candidato faltar, um dos presentes poderá relatar, ao público, a pergunta que faria", em "40 segundos", com cadeira "vazia". O blog de Ricardo Noblat diz que a Globo recuou, que eram 1min30s de pergunta e mais 1min30s de comentário.
No e-mail, a rede relata que o marqueteiro de Lula disse ver "com grande simpatia a ida do candidato".

 

Para quem não se satisfaz só com a Caravana no "Jornal Nacional", tem blog também. É onde William Bonner escreveu, por exemplo, que "foi patriótico e hercúleo o trabalho da Caravana" naquilo que o "JN" descreveu como "a pior estrada do Brasil" -ou, diz o blogueiro, "o fim da picada". O blog postou até agora três "rodopoesias", nenhuma assinada por Pedro Bial.
 

Da apresentadora e blogueira Fátima Bernardes, ontem às 18h na Globo, com a chamada do "JN":
- Um prédio da Igreja Internacional da Graça de Deus, não da Igreja Universal do Reino de Deus, como dissemos, desabou em Pirassununga, em São Paulo.

jornalnacional.globo.com/Reprodução
No Blog da Caravana, posts e fotografias de Bonner, Fátima Bernardes, Bial

O MELHOR CANDIDATO
A campanha eleitoral engrossa, com enunciados como "TCU pede explicação ao governo sobre cartilhas" ou "TCU bloqueia repasse de R$ 6,35 milhões ao Piauí às vésperas da eleição", na Folha Online e demais. Mas FHC continua em outra dimensão, na submanchete do portal Terra, em reportagem de bastidores de Bob Fernandes:
- FHC: Eu errei. José Serra era o melhor candidato.

escandalodomensalao.com.br/Reprodução
"LIVRO-BLOG"
E surge na rede o que o jornalista Ivo Patarra chama de "livro-blog", na verdade, seu livro recusado por duas editoras. "O Chefe" relata o escândalo do mensalão, a partir da cobertura de imprensa. Assessor da secretaria das Subprefeituras de SP, ele diz que a obra é anterior e "não tem nenhuma vinculação".

ETANOL VS. PETRÓLEO
Na cobertura da visita do primeiro-ministro da Índia, nas dezenas de sites do país, destaque para a frase de que "o Brasil é líder mundial em etanol", daí a cooperação etc. Na Bloomberg, de outro lado, aumento "exponencial" da exportação de etanol brasileiro ao Japão. E, no "Le Monde", os esforços locais para ampliar o consumo de etanol -com o Brasil de modelo.
De sua parte, Hugo Chávez era destaque no "Guardian", por conta do acordo com o prefeito de Londres: ele vão trocar "diesel barato", para os ônibus londrinos, por apoio em "policiamento, turismo e transporte", para Caracas.

"SUL-SUL"
O encontro de Brasil e Índia, inclusive "líderes empresariais", era notícia no site do "Wall Street Journal", em texto de Gerald Jeffris, com atenção para o comércio "sul-sul", de um futuro bloco ao G20.

"UNANIMIDADE"
Já no site do "Financial Times", em texto de Jonathan Wheatley, nada do encontro. O enunciado dizia que o "Brasil fica para trás dos outros BRICs", acrônimo de Brasil, Rússia, Índia e China. E o correspondente repisava que, para crescer, na "unanimidade entre economistas", o país precisa cortar gastos, com a reforma na Previdência etc.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Suassuna pediu assinatura falsa, diz assessora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.