São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO
Petebista usará debate para atacar adversário
Maia quer fixar imagem de Conde como "fantoche" de Garotinho

ANTONIO CARLOS DE FARIA
DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do PTB à Prefeitura do Rio, Cesar Maia, quer usar o debate que terá na segunda contra o prefeito Luiz Paulo Conde (PFL) para fixar a imagem de que seu adversário é "um fantoche do governador Anthony Garotinho".
O prefeito rebate o ataque e diz que tem bom relacionamento administrativo com Garotinho e também com o governo federal.
"A capacidade de articulação em todos os níveis é uma qualidade da minha administração, ao contrário de meu opositor, que é um homem rancoroso e desagregador", afirmou Conde.
Maia acredita que o debate, na TV Bandeirantes, às 22h, será uma forte arma para alavancar seu desempenho nas pesquisas e vai anunciá-lo no horário eleitoral gratuito, tentando atrair audiência para o programa.
Conde, que concorre à reeleição, tem 50% das intenções de voto no segundo turno, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada anteontem. Maia tem 34%. Em relação ao levantamento anterior, o prefeito caiu um ponto percentual e Maia subiu dois.
O prefeito não está fazendo uma preparação especial para o confronto e só na segunda terá uma reunião com seus assessores, antes do programa. Ele vai dedicar hoje e amanhã para mais dois comícios ao lado do governador, completando cinco atividades conjuntas numa mesma semana.
O primeiro comício da dupla foi realizado na última segunda, em Campo Grande (zona oeste). No dia seguinte, Garotinho fez uma reunião com mais de 800 militantes de seu partido, o PDT, em defesa da reeleição do prefeito.
A reunião foi realizada à revelia do Diretório Regional pedetista, que só na segunda terá uma decisão oficial sobre a posição do partido no segundo turno. A tendência é que a maioria opte pela neutralidade ou pelo voto nulo.
Durante a reunião promovida por Garotinho, o secretário de Estado do Gabinete Civil, Augusto José Ariston, afirmou que a reeleição de Conde faz parte do projeto de levar o governador até a Presidência da República, sendo necessário evitar a eleição de Maia, que seria um prefeito hostil ao governo estadual.
"Nunca vai faltar colaboração da minha parte para que se alcance o interesse público. Mas o governador quer alguém passivo, que não mostre as falhas de seu governo, por isso ele entrou na campanha ostensivamente em favor do atual prefeito", afirma Maia.
Para "esquentar" a preparação para o debate, o petebista está desafiando Garotinho a também participar do programa, ao lado de Conde, dizendo que pode enfrentar os dois juntos.
O desafio é na verdade um factóide. Maia sabe que as regras da emissora não permitem a participação de outro debatedor.
Factóide, palavra inventada pelo próprio Maia e que já consta no Aurélio, é a divulgação de fato, verdadeiro ou não, que tem o propósito de criar impacto e influenciar a opinião pública.



Texto Anterior: Pelo Brasil: Só 3 partidos têm crescimento real de votos
Próximo Texto: Belém: PT compara adversário a Collor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.