São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2000

Texto Anterior | Índice

ESTIMATIVA

Mapas levam em conta votos e eleitorado total

DA REDAÇÃO

Os mapas da participação relativa dos blocos em 1996 e 2000, feitos pela Folha, levam em conta os votos obtidos em relação ao eleitorado total de cada Estado. Assim, a soma de votos obtida pelos governistas, por exemplo, representa um percentual do eleitorado de um Estado.
Os dados de 2000 correspondem a 99,23% dos votos no Brasil, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Os de 1996 foram extraídos do livro "Dados Eleitorais do Brasil (1982-1996)", organizado por Jairo Marconi Nicolau e publicado em 1998 pela editora Revan.
Na elaboração dos mapas, os percentuais obtidos pelos blocos partidários em cada Estado foram distribuídos em cinco grupos, que contemplam do quinto inferior ao quinto superior da taxa.
No quinto inferior estão as mais baixas taxas de participação em relação ao eleitorado total de um Estado. No quinto superior, estão as mais altas taxas. Por exemplo: os governistas tiveram votos de 86,5% dos eleitores do Maranhão e tiveram, assim, alta participação. (RM)



Texto Anterior: "Vovô" PCB registra o pior desempenho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.