São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeita ataca proposta em conferência

DO ENVIADO A WASHINGTON

A tentativa de criar um novo "Consenso de Washington" fracassou ontem durante encontro de mulheres líderes do continente americano promovido por uma organização ligada ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
Entre as que mais reclamaram da proposta estava a comitiva brasileira, liderada pela prefeita eleita Marta Suplicy (PT-SP), a vice-governadora Benedita da Silva (PT-RJ) e a deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS).
O "Consenso de Washington" original foi concebido nas décadas de 80 e 90 por pesquisadores do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Preconiza a prioridade dos governos em reduzir o déficit público, controlar a inflação e pagar dívidas, no lugar de investir em infra-estrutura.
Assessores do BID apresentaram ontem, durante o encontro com as mulheres, um "substituto" para esse consenso. O documento mantém várias regras econômicas liberais, mas inclui a necessidade da democracia e da igualdade social.
"Foi a execução do "Consenso de Washington" que aumentou a crise econômica na Argentina, a crise política no Peru e a violência no Brasil. Esse novo documento é a mesmo proposta de antes, só que com cosmético", declarou Marta Suplicy.
Ela afirmou que, durante a campanha eleitoral, viu que "as pessoas querem comer, estudar, ter saúde, e isso não está no documento".
A reação das cerca de 50 mulheres líderes, reunidas no encontro Diálogo Interamericano, foi tão forte que várias vezes os representantes do BID informavam que o documento não era oficial.
A segunda colocada nas pesquisas para presidente da Colômbia, Noemí Sanín, disse que a proposta era "tola".
A senadora colombiana Ingrid Betancourt afirmou que os pesquisadores haviam se enganado.
"É a política, estúpidos", disse a senadora, referindo-se a um chavão eleitoral norte-americano de que o importante "é a economia, estúpido".
(THOMAS TRAUMANN)


Texto Anterior: Prefeitura de SP conta com R$ 500 mi do BID
Próximo Texto: Rumo a 2002: Zeca do PT quer chapa com PSDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.