São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista chama venezuelanos de bolivianos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula se confundiu e chamou os venezuelanos que aguardavam seu discurso de "homens e mulheres da Bolívia". Foi corrigido pelo tradutor, e consertou a fala, dirigida aos "homens e mulheres da Venezuela".
A confusão lembrou gafes famosas, como a cometida pelo então presidente dos EUA, Ronald Reagan, em sua visita ao Brasil, em 1982. Durante jantar em Brasília, Reagan levantou-se e ofereceu um brinde ao "povo da Bolívia".
Em abril de 1997, o primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar, chamou duas vezes o Brasil de Portugal e, em novembro do mesmo ano, durante visita de Fernando Henrique Cardoso à Guiana Francesa, o presidente da França, Jacques Chirac, disse que estava feliz em receber "o presidente do México".
Antes do comício de ontem, houve confusão e políticos, diplomatas e empresários brasileiros que estavam com Lula tiveram de deixar seus veículos e andar 20 minutos, sob sol forte, até chegar à ponte onde aconteceria a cerimônia. A dois quilômetros do local, o trânsito parou.
"O engarrafamento fez com que a gente fizesse a caminhada, relembrando a campanha no Brasil", disse Eduardo Campos (PSB), governador eleito de Pernambuco. Até Emílio Odebrecht, dono da construtora que ergueu a ponte bilionária, teve de caminhar. De boné, tomava água para se refazer.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Memória: Relação entre governo e mídia vive turbulência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.