São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Editora do Painel foi premiada por entrevista com ex-deputado Roberto Jefferson

Renata Lo Prete ganha Prêmio Esso

DA SUCURSAL DO RIO

A jornalista Renata Lo Prete, editora do Painel da Folha, foi a vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo pela entrevista com o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) que revelou ao país o "escândalo do "mensalão'".
O Esso foi criado em 1955 e está em sua 50ª edição. A categoria Jornalismo, vencida pela Folha, é a principal do prêmio, entregue ontem à noite, no Rio.
O trabalho de Lo Prete foi considerado pelos jurados o melhor entre 1.027 inscritos.
No ano passado, a Folha e o jornal "O Estado de S.Paulo" criticaram a estrutura da premiação. Em carta enviada aos organizadores -Esso Brasileira de Petróleo e RP Consultoria em Comunicação-, os jornais afirmaram que a estrutura do prêmio "conspira contra a análise do mérito jornalístico do trabalho" e que "a composição do corpo de jurados não é representativa do mercado editorial do país e tende a favorecer determinados grupos de mídia".

Entrevista
A entrevista com Jefferson, publicada em 6 de junho, desencadeou uma crise política que já dura seis meses, durante a qual foram descobertas várias irregularidades cometidas por membros do governo Lula. Na sua esteira, foram criadas três CPIs, cujas investigações resultaram na abertura de processos de cassação contra 19 deputados. Dois deles -o próprio Jefferson e José Dirceu (PT-SP)- já foram cassados.
As investigações apontaram ainda a existência do chamado "valerioduto", esquema operado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo publicitário Marcos Valério de Souza, pelo qual ao menos R$ 55,8 milhões foram repassados a aliados do governo nos anos de 2003 e 2004.

Outros prêmios
Na categoria Reportagem, a segunda mais importante do prêmio, os vencedores foram Fábio Gusmão e equipe, do jornal "Extra", do Rio, com a série "Janela Indiscreta". As reportagens foram sobre a aposentada, conhecida como Dona Vitória, que, de seu apartamento, filmou durante meses a ação de traficantes e consumidores de drogas na favela em frente à sua janela.
O prêmio de telejornalismo foi para o programa "Domingo Espetacular", da TV Record, pela reportagem "Cidadão Fantasma". O jornal "O Globo" ganhou na categoria especial de 50 anos do Prêmio Esso com a série de reportagens "Vida Severina", que retratava a vida de imigrantes nordestinos no Rio de Janeiro.
O prêmio de informação econômica foi para o jornal "O Estado de Minas" pela reportagem "A verdade sobre a transposição do rio São Francisco". O fotógrafo Evandro Monteiro, do jornal paulista "Diário do Comércio", ganhou o prêmio de fotografia por "Guerra no Centro".


Texto Anterior: Congresso: Senado cassa de novo mandato de Capiberibe
Próximo Texto: Panorâmica - Eleições 2006: Garotinho fala em "traidores" dentro do PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.