São Paulo, quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente diz que falta humor à esquerda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a "falta de humor" causou a repercussão negativa sobre as afirmações feitas por ele, na última segunda-feira, em São Paulo, segundo as quais as pessoas com mais de 60 anos que permanecem com posições de esquerda têm problemas.
"Eu acho que as pessoas perderam o humor. Me desculpe, mas eu acho que a falta de humor, sabe, é uma coisa que o país não pode perder. Eu não consigo conceber o Brasil sem uma... Eu fiz uma brincadeira. Eu fiz uma brincadeira", disse o presidente, ontem à noite, em rápida entrevista no Palácio do Planalto, após solenidade.
Um dia antes, as afirmações do presidente sobre a esquerda causaram uma série de críticas, dentro e fora do PT, principalmente no meio intelectual -entre eles o sociólogo Francisco de Oliveira e o advogado Hélio Bicudo, ex-militantes do PT.
Lula declarou, na ocasião, que a humanidade evolui rumo ao centro e citou, como exemplo, sua amizade com o deputado federal Antônio Delfim Netto (PMDB-SP).
"Eu acho que é a evolução da espécie humana, quem é mais de direita vai ficando mais de esquerda, quem é mais de esquerda vai ficando social-democrata e as coisas vão fluindo de acordo com a quantidade de cabelos brancos que você vai tendo e de acordo com a responsabilidade que você tem. Não tem outro jeito, se você conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista, é porque ela tem problemas. Se você conhecer uma pessoa muito nova de direita, é porque também tem problemas. A gente se transforma no caminho do meio", discursou o presidente, que completou 61 anos em outubro.
Ontem, o petista afirmou que suas declarações, em evento da revista "IstoÉ", foram apenas uma brincadeira. "Lamentavelmente me parece que tem gente no Brasil que não gosta mais de humor, ou seja, que o humor é pecado. Então nem uma boa brincadeira é considerada uma brincadeira", disse.
(ES E PDL)


Texto Anterior: Heloísa chora em sua despedida do Senado
Próximo Texto: Imprensa: Folha ganha Esso na categoria de "informação econômica"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.