São Paulo, sábado, 15 de janeiro de 2005

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VÔO OFICIAL

Leitor indica 1968 como ano de fabricação da aeronave; Aeronáutica confirma e diz que pode ter havido mal-entendido

Sucatão é 10 anos mais novo que o divulgado

Bruno Stuckert/Folha Imagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reunião ontem em Brasília


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Sucatão tem dez anos a menos do que vinha sendo divulgado há pelo menos uma década. Provocada pela Folha, o comando da FAB (Força Aérea Brasileira) informou que a aeronave Boeing 707-320c, que era utilizada pela Presidência da República até ontem e será aposentada hoje, foi construída na verdade em 1968, e não em 1958, como se pensava.
O erro foi apontado pelo leitor Antonio Sergio Ribeiro, advogado de São Paulo e aficionado por aviação. Em um e-mail enviado anteontem à Redação, Ribeiro assinala que a "aeronave da FAB, um KC-137, foi fabricado pela Boeing como 707 em 1968 (...), o avião tem número de série 19840, tendo realizado seu primeiro vôo em 16 de fevereiro de 1968".
A informação consta do Jet Airliner Production List, livro de registros de aviões com ano de fabricação, venda, nome dos compradores, matrícula etc.
A FAB só confirmou a data correta pouco depois das 21h de ontem. O Planalto vem recebendo críticas desde 2004 pela compra de um novo avião para a Presidência, adquirido sem licitação. Apelidado de AeroLula, chega na manhã de hoje a Brasília.
Indagada no início da tarde, o Cecomsaer (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica) manteve o ano de 1958 como o da construção do Sucatão. A Varig, que foi proprietária do avião antes da FAB, não soube informar a data exata de construção.
Segundo o leitor Ribeiro, o primeiro vôo do Sucatão aconteceu dez dias antes de sua venda à Seabord World, dos EUA, a primeira dona da aeronave. Ele só chegou ao Brasil em 7 de abril de 1986, comprado pela Varig, com a matrícula brasileira PP-VJY.
Em entrevista, o especialista em aviação Gianfranco Beting também não soube dizer o ano de fabricação do boeing, mas foi categórico: foi desenvolvido no fim da década de 1950 e começou a ser comercializado anos depois.
O arquivo mantido por Beting na internet mostra que o 707-320c -em que o "c" significa "conversível", usado tanto para carga quanto para passageiros- começou a ser vendido a partir de 1963.
A Folha voltou a provocar o Cecomsaer, solicitando a data do registro do avião, documento em posse da FAB. A primeira correção foi feita pouco depois das 20h: o Sucatão foi "projetado" na década de 1950 e fabricado "na década de 1960". Uma hora depois, confirmou o ano de 1968 e avaliou que pode ter havido um "mal-entendido", porque ninguém nunca teria pedido o ano exato de fabricação. (ANA FLOR E IURI DANTAS)


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