São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006 |
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TODA MÍDIA Nelson de Sá O despertador
Na Band News, ao longo
da tarde, "Lula venceria todos os candidatos, com folga, no
segundo turno". Em outras Globos foi diferente. Até o meio da tarde, o portal Globo.com trazia na manchete, em maiúsculas: - Lula dispara. A pesquisa era manchete também no Globo Online. Depois ambos mudaram, o primeiro para "Corações em verde e rosa", sobre ensaio na Mangueira. O segundo para "Quadrilha de garotos roubou R$ 10 mi via internet". Para registro, nos portais globais, ao mesmo tempo em que saía a manchete da pesquisa, surgia um enunciado: - Edir Macedo é processado por fraude. Anteontem, vale recordar, o blog de Josias de Souza na Folha Online ouviu o candidato petista no Rio, Vladimir Palmeira -que confirmou "entendimentos de Lula com Marcelo Crivel- la", também candidato no Rio e ligado a Edir Macedo. De volta à pesquisa, ela atravessou o dia nas manchetes de internet, do portal UOL ao site da Agência Nordeste, dos algoritmos do Google Notícias à Veja On-Line. Nesta última, lia-se na home page: - Virada total. Pelo mundo, o despacho da agência Associated Press pronunciava Lula, no título, "favorito à reeleição". Da Reuters à Bloomberg, as razões dadas pelas agências para a recuperação do brasileiro se vincularam à economia. Da primeira, em reportagem de Todd Benson reproduzida nos sites de "New York Times" e "Washington Post": - Com o escândalo morrendo e a economia ganhando força, a popularidade de Lula está crescendo novamente. Para a segunda, a popularidade voltou "quando a nascente recuperação econômica tirou a atenção das acusações". Para além de Lula e da economia, os sites de "Financial Times" e "Wall Street Journal", este com a agência Dow Jones, acrescentaram que "a oposição está se arriscando a perder o barco". No wsj.com, foi até um dos títulos: - Pesquisa é um alarme de despertador para os partidos de oposição. ALTO TRÁFEGO
A grande onda de cobertura e repercussão da pesquisa CNT/Sensus começou num blog, na madrugada. Band e outras haviam adiantado alguma coisa, mas foi o Blog do Alon, do jornalista Alon Feuerwerker, ex-assessor de Marta Suplicy e José Serra, que detalhou os números e deu início à febre. A tal ponto que enfrentou problemas técnicos pelo "alto tráfego". O blogueiro registrou que "o avanço de Lula vem no momento mais delicado da disputa interna no PSDB e no PMDB". Do PMDB pouco se falou. Mas o PSDB foi o tema que concentrou o dia nos blogs, entre outros, de Fernando Rodrigues e Josias de Souza, anunciando-se que "o impacto da pesquisa" levou os líderes tucanos a "apressar a escolha do anti-Lula". Noutros blogs, o petista Bué de Bocas, de Nelson Perez, tripudiou sobre "todo o destempero tucano" da última semana, dizendo que "eles sabiam que a vaca estava indo para o brejo". Já o E-Agora, de Eduardo Graeff, e o Primeira Leitura, de Reinaldo Azevedo, argumentaram que os números não eram tão desfavoráveis assim, para Serra. Depois, a partir de um e-mail do "ex-blog" de Cesar Maia, hoje uma lista de spam, passaram a questionar a pesquisa, "completamente inconsistente". A relação 1 O tucano Geraldo Alckmin, na rádio Bandeirantes, atacou sites que "apóiam individualmente" um candidato de partido, em vez de todos os candidatos do mesmo partido. Em seguida, entrou o petista Paulo Frateschi dizendo não querer que "a relação" entre os pré-candidatos Marta Suplicy e Aloizio Mercadante seja como a dos presidenciáveis tucanos. A relação 2 Mas Mercadante já está em campanha de TV, como se viu sábado nos comerciais e ontem nas imagens do aniversário do PT, ao lado de Lula. Marta reage. Em bate-papo no portal iG, disse que "a questão do gênero também conta": - O século 21 é das mulheres. @ - nelsondesa@folhasp.com.br Texto Anterior: CPI dos Correios: Ex-diretor de Furnas irá a CPI com habeas corpus Próximo Texto: Lavoura arcaica: Juíza manda União indenizar trabalho escravo Índice |
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