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Governador tem que ter avião, diz Serra
Posição de tucano contraria a exposta pelo seu antecessor Geraldo Alckmin na disputa pela Presidência no ano passado
Decisão de recompra de aeronave foi tomada ainda em dezembro, quando, a pedido de Serra, Lembo autorizou a operação
DA REPORTAGEM LOCAL
Contrariando o discurso adotado pelo PSDB ao longo da disputa presidencial, o governador de São Paulo, José Serra,
defendeu ontem a decisão do
Estado de recompra de um
avião vendido em junho do ano
passado. Seu argumento é de
que um governador, especialmente de um Estado do porte
de São Paulo, tem que contar
com um avião à disposição.
Essa também foi sua justificativa quando, já eleito, sugeriu
que o então governador Cláudio Lembo (PFL) autorizasse
uma operação para que o avião
fosse readquirido pela Cesp
(Companhia Energética de São
Paulo) em dezembro passado.
"Ele disse que um governador tem que ter um avião", afirma Lembo, que autorizou a recompra ainda que sem concordar com Serra.
Avaliado em US$ 4 milhões, o
avião foi vendido durante o
processo de privatização da
CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica
Paulista) por integrar o ativo da
empresa. A colombiana Isa detém o controle da CTEEP.
Segundo o então secretário
de Energia -hoje nos Transportes-, Mauro Arce, o avião
foi recomprado pelo mesmo
valor, como informou ontem a
colunista Mônica Bergamo.
Ainda de acordo com Arce, o
avião foi comprado pela Cesp
num acerto de contas. Como a
Cesp vendeu uma linha de
transmissão à CTEEP, no valor
de R$ 100 milhões, recebeu o
avião como parte do pagamento, correspondente a cerca de
R$ 9 milhões.
Durante a disputa presidencial, o candidato tucano e ex-governador, Geraldo Alckmin,
usou o AeroLula como arma
contra o presidente Luiz Inácio
Lula da Silva. Disse em debate
que venderia o avião comprado
pelo petista e, com o dinheiro,
construiria cinco hospitais.
Antes da venda em junho, o
avião do governo de SP foi levado duas vezes a leilão, mas não
apareceram interessados. Dizendo-se defensor de um avião
à disposição do governo, Arce
supõe que os leilões fracassaram por ocorrerem em momento de alta cotação do dólar.
O avião foi comprado pela
Cesp em 1985. Em 1995, o Estado celebrou um convênio para
pagamento de aluguel do avião.
Ele foi incorporado ao patrimônio da CTEEP em 1998, no processo de cisão da Cesp.
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