São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador tem que ter avião, diz Serra

Posição de tucano contraria a exposta pelo seu antecessor Geraldo Alckmin na disputa pela Presidência no ano passado

Decisão de recompra de aeronave foi tomada ainda em dezembro, quando, a pedido de Serra, Lembo autorizou a operação


DA REPORTAGEM LOCAL

Contrariando o discurso adotado pelo PSDB ao longo da disputa presidencial, o governador de São Paulo, José Serra, defendeu ontem a decisão do Estado de recompra de um avião vendido em junho do ano passado. Seu argumento é de que um governador, especialmente de um Estado do porte de São Paulo, tem que contar com um avião à disposição.
Essa também foi sua justificativa quando, já eleito, sugeriu que o então governador Cláudio Lembo (PFL) autorizasse uma operação para que o avião fosse readquirido pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) em dezembro passado.
"Ele disse que um governador tem que ter um avião", afirma Lembo, que autorizou a recompra ainda que sem concordar com Serra.
Avaliado em US$ 4 milhões, o avião foi vendido durante o processo de privatização da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) por integrar o ativo da empresa. A colombiana Isa detém o controle da CTEEP.
Segundo o então secretário de Energia -hoje nos Transportes-, Mauro Arce, o avião foi recomprado pelo mesmo valor, como informou ontem a colunista Mônica Bergamo.
Ainda de acordo com Arce, o avião foi comprado pela Cesp num acerto de contas. Como a Cesp vendeu uma linha de transmissão à CTEEP, no valor de R$ 100 milhões, recebeu o avião como parte do pagamento, correspondente a cerca de R$ 9 milhões.
Durante a disputa presidencial, o candidato tucano e ex-governador, Geraldo Alckmin, usou o AeroLula como arma contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse em debate que venderia o avião comprado pelo petista e, com o dinheiro, construiria cinco hospitais.
Antes da venda em junho, o avião do governo de SP foi levado duas vezes a leilão, mas não apareceram interessados. Dizendo-se defensor de um avião à disposição do governo, Arce supõe que os leilões fracassaram por ocorrerem em momento de alta cotação do dólar.
O avião foi comprado pela Cesp em 1985. Em 1995, o Estado celebrou um convênio para pagamento de aluguel do avião. Ele foi incorporado ao patrimônio da CTEEP em 1998, no processo de cisão da Cesp.


Texto Anterior: Rio São Francisco: Licitação para obra sai depois do Carnaval
Próximo Texto: Assembléia: Rodrigo Garcia afirma que irá apoiar candidato tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.