São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB vai superar divisão, afirma cientista político

MICHELE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

Definindo o processo de escolha do candidato do PSDB como "mais complexo" do que o esperado, o cientista político Bolívar Lamounier acredita que a disputa não deixará seqüela a longo prazo. "Confio que vai haver unidade no partido. Acho que ela é difícil no início, porque toda disputa deixa alguma seqüela. Mas isso será uma questão de dias ou semanas, não de um ano inteiro."

 

Folha - O PSDB sai do processo de escolha com seqüelas?
Bolívar Lamounier -
O processo foi mais complexo do que se esperava, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da reação do partido. É difícil dizer se haverá seqüelas, porque acabamos de ter a indicação. Um processo como esse, em qualquer partido, sempre deixa arestas, mas acho que todos estão conscientes disso. Tenho a impressão de que, quando se tem consciência de que é preciso superar isso, por um objetivo político-eleitoral, é menos grave.

Folha - Mas a divisão do partido será um risco na eleição?
Bolívar Lamounier -
Confio que vai haver unidade no partido. Acho que ela é difícil no início, porque toda disputa deixa alguma seqüela. Mas isso será uma questão de dias ou semanas, não de um ano inteiro.

Folha - O que diferencia os dois?
Lamounier -
O Serra tem uma bagagem acadêmica mais importante; o governador é médico. Agora, o Alckmin tem uma bagagem administrativa, governou um Estado muito grande, além de ser uma figura nova na política.

Folha - Com qual imagem o prefeito sai desse processo?
Lamounier -
Ele sai um pouco desgastado por causa da demora. Mas certamente sai no lucro, porque sai com a imagem da unidade partidária, com a imagem de que não queria dar um passo na base da pura ambição pessoal.

Folha - O apoio do empresariado ao governador pesou na decisão?
Lamounier -
Acho que o que pesou foi a insistência de Alckmin na questão da prévia. O Serra até tem uma imagem de contrário ao meio empresarial, mas isso não foi importante.


Texto Anterior: Trajetória: Católico, governador exibe perfil pragmático
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.