São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Coisa do futuro

Dia após dia se anunciam investimentos em álcool. Ontem era o grupo Carlyle, com US$ 240 milhões para Minas e Goiás, na Reuters. O tema ganhou projeção a ponto de um colunista do "Wall Street Journal", Holman Jenkins, proclamar o "Movimento pela Liberação do Etanol". Contra "as forças do obscurantismo", ele exige o fim da tarifa. No "New York Times", a reportagem sobre as "start-ups" do Vale do Silício que investem em "energia alternativa" era a primeira entre as "mais populares" do site. E o tema avança pelo mundo, atesta o Google News. Assim, o jornalista Pepe Escobar, que entende de "buzz" como poucos, tratou de Bush, Lula e biocombustíveis no chinês "Asia Times" -e avisou que "petróleo é coisa do passado".

"O colapso da credibilidade americana sob Bush acelerou processo já em andamento, em que a América Latina parece estar declarando agora, geopoliticamente, a verdadeira independência". De JULIA SWEIG, autora de "Friendly Fire: Losing Friends in the Anti-American Century", ao "Guardian", no balanço da malfadada turnê.

A ESCOLHA DE LULA
No balanço do "NYT" para a turnê, Jim Rutenberg e Larry Rohter destacaram na capa que, "Respondendo à esquerda, Bush jura ajudar pobres".
No europeu "International Herald Tribune", o colunista Roger Cohen atacou Hugo Chávez e festejou como Lula, "ex-metalúrgico, homem de esquerda, que fez seu nome lutando contra a ditadura, escolheu Bush". Melhor ainda, ele escolheu "o capitalismo".

A VOLTA DAS IRMÃS
Mais do "NYT". Antonia Juhasz, da organização Oil Change International, saúda que três quartos das reservas globais de petróleo são hoje controlados por governos e não pelas velhas Sete Irmãs, que vão perdendo seu poder.
Mas avisa que o governo do Iraque está para passar lei abrindo a quase totalidade de suas reservas ao "controle externo", como busca a Casa Branca desde março de 2001.

Lalo de Almeida - nytimes.com
Jovem pratica desenho e graffiti num Casulo, em SP
MANO BROWN NO "NYT"
Mais festa para Gilberto Gil no "NYT", ontem, dia em que o ministro faria um discurso sobre cultura digital no evento South by Southwest, no Texas.
A longa reportagem retrata o Projeto Casulo, que estaria estimulando artistas de hip-hop (MCs, DJs, break, graffiti) em periferias pelo país todo. O texto sublinha que "importantes expoentes da cultura hip-hop no Brasil, como o rapper Manu Brown" (sic), ainda estão "céticos" com a iniciativa.

overmundo.com.br/overblog
PROIBIDÃO
No destaque do site de edição social Overmundo, um show de Mr. Catra, a voz "em várias faixas de Proibidão", subdivisão do funk que tematiza o tráfico

INSACIÁVEL
Após meses e especulações sem fim, Lula cedeu. No enunciado da Folha Online, pouco depois da visita dos peemedebistas da Câmara ao Palácio do Planalto, "PMDB consegue Agricultura e passa a controlar 5 ministérios".
Registre-se que o blog de Lauro Jardim na Veja On-line já deixou avisado que, "quando se trata de cargos, o ape- tite do PMDB é insaciável".

NO DETALHE
De outra parte, Ciro Gomes e seu PSB agora dizem que "Lula espalha a cizânia para reinar tranqüilo", segundo o Blog dos Blogs, de Tales Faria.
E o blog de Josias de Souza, na Folha Online, registrou "um detalhe curioso", para "observadores mais atentos", na disputa em torno da CPI do Apagão, ontem. Ciro, "sentado atrás de ACM Neto", culpou o PT pela confusão.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Campanha: TRE retira Folha da relação de doadores de Paulo Renato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.