São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inauguração tem homenagem e asfalto novo

DA FOLHA RIBEIRÃO, EM ARARAQUARA

A inauguração de uma escola municipal em Araraquara ontem teve a presença da comitiva do presidente Lula e discurso da filósofa e professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em São Paulo Marilena Chauí. Ela foi aluna de Gilda de Mello e Souza, ensaísta e mulher de Antonio Candido, homenageada dando nome ao colégio.
"No final da década de 1950, Gilda de Mello e Souza era a única mulher do departamento e era professora de estética, ou seja, da filosofia das artes, o que era considerado na época pelos machos do departamento como uma coisa menor (...) Mas, nos anos terríveis da ditadura, ela não só dirigiu o departamento de Filosofia como garantiu sua existência e assegurou que neste país um trabalho crítico, filosófico e de reflexão pudesse ser realizado", disse a professora.
Chauí acompanhou a comitiva do presidente Lula na inauguração da escola, localizada no bairro popular Jardim Indaiá. Para receber as visitas ilustres, a prefeitura da cidade, que é comandada pelo petista Edinho Silva, passou uma camada de massa asfáltica na rua que dá acesso à escola.
"Fizeram isso faz uns quatro dias", disse Maria do Carmo Carvalho, 36, mãe de um garoto de 10 anos que estuda na escola inaugurada ontem, mas que funciona desde 25 de fevereiro.
Gilda de Mello e Souza, que morreu em 26 de dezembro de 2005, deu nome à unidade porque, embora tenha nascido em São Paulo, em 1919, passou sua infância em Araraquara e só voltou à capital paulista em 1930 para estudar. Em 1937, iniciou o curso de filosofia na USP e se formou em 1940.


Texto Anterior: "Perdi muitos amigos que achavam que eu não ia fazer nada", diz Lula
Próximo Texto: Soninha afirma que não apoiaria Marta no 2º turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.