São Paulo, sábado, 15 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula é exemplo a ser seguido, diz "Le Monde"

DA REDAÇÃO

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou defesa internacional ontem, ao ser tema de editorial do jornal francês "Le Monde". Em uma comparação com a gestão do venezuelano Hugo Chávez, Lula é citado como exemplo a ser seguido pelos líderes esquerdistas da América Latina que assumiram recentemente, como Evo Morales, na Bolívia, e Michelle Bachelet, no Chile.
"Entre Hugo Chávez e Lula da Silva, duas esquerdas se opõem. Uma propõe um discurso radical com acentos populistas e avanço de soluções nacionalistas. A outra, centrista, propõe uma política orçamentária ortodoxa a fim de atrair capitais e busca inserir a economia na globalização", afirma o Le Monde.
O diário francês destaca a guinada à esquerda na região e calcula que, das 17 eleições que serão realizadas na região entre dezembro de 2006 e dezembro de 2006, as lideranças de esquerda serão vencedoras em 80% delas. Para o jornal, "a solução brasileira de jogar o jogo da inserção na globalização impõe constrangimentos que limitam o crescimento". Mas o "investimento na educação e na infra-estrutura e a abertura aos capitais preparam o futuro".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Eleições 2006/presidência: Alckmin diz que Lula reeleito seria "pesadelo"
Próximo Texto: Arquivo Nacional: Governo cede a pressão e desiste de trocar diretoria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.