São Paulo, terça-feira, 15 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição faz pacto contra 3º mandato e fim da reeleição

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Temendo a possibilidade de um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a oposição decidiu ontem barrar a discussão de qualquer mudança no sistema eleitoral no Congresso. Numa reunião também marcada por queixas dos democratas quanto ao governador de São Paulo, José Serra, PSDB e DEM articularam a obstrução, especialmente no Senado, da proposta que prevê o fim da reeleição e a fixação de um mandato de cinco anos no país.
À saída da reunião, o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), repetiu argumento usado lá dentro pelo ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC).
"A mudança beneficiaria A, B ou C. Não há motivo para que esses casuísmos que estão aparecendo nas palavras de petistas e aliados sejam transformados em realidade no Congresso", justificou Maia, afirmando que "na hora que se caminha para o terceiro mandato, se diz "pode ser candidato por quantos mandatos quiser'" .
"Qualquer mudança nesta área, não vamos votar. É casuísmo", afirmou o presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE).
Na reunião, os democratas reclamaram da participação de Serra em ato em apoio à candidatura do PSDB em Salvador. Lá, o líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), é candidato. Sob pressão, o PSDB concordou em definir o que Guerra chamou de "ajuste de conduta".
"Não queremos nacionalizar. Mas o Serra quer ser candidato de quem em 2010? Se não é para nacionalizar, ele não pode ir a Salvador", queixou-se Maia, usando como exemplo o apoio dos tucanos ao Verde Fernando Gabeira no Rio.
Após manifestar suas reclamações, ACM Neto defendeu um "alinhamento" que permitisse a aliança ao menos no segundo turno. "Não passa pelo comando desses dois partidos, o PSDB não apoiar o DEM num segundo turno em Salvador e vice-versa", afirmou o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia ( RN).


Texto Anterior: Governo prorroga em dois anos fim do Luz Para Todos
Próximo Texto: PT orienta prefeitos a "colarem" no PAC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.