São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

SAIBA MAIS

Tese foi ponto de partida do livro "Cidade de Deus"

DA SUCURSAL DO RIO

A antropóloga Alba Zaluar se notabilizou pelas pesquisas acadêmicas que vem realizando há quase 30 anos nas comunidades carentes da região metropolitana do Estado do Rio.
Um de seus trabalhos mais conhecidos foi na favela Cidade de Deus, na zona oeste carioca. Descrita em sua tese de doutorado, a pesquisa foi o embrião de uma série de ações culturais que deram visibilidade à favela. O livro "Cidade de Deus", de Paulo Lins, e, mais adiante, o filme homônimo, de Fernando Meirelles, são exemplos dos resultados do trabalho iniciado pela antropóloga.
Dirigente do Núcleo de Pesquisas das Violências do Instituto de Medicina Social da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Zaluar coordena trabalho inédito no país, a Pesquisa Domiciliar de Vitimização, que visa mapear a criminalidade na cidade do Rio.
Orientados pela professora, 40 pesquisadores estão visitando 4.000 lares na cidade para levantar dados como a freqüência e a natureza dos crimes ocorridos, os perfis de vítimas e agressores e a experiência dos agredidos com os atendimentos policial e hospitalar. (ST)


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.